A audiência pública organizada e realizada pelo gabinete da vereadora Cris Lauer, no Plenário da Câmara Municipal de Maringá, as 18h30, do dia 23 de fevereiro, para debater o tema “População em situação de rua”, motivou a divulgação de uma nota de esclarecimento por parte do presidente do Legislativo maringaense, vereador Mário Hossokawa.
O presidente da Câmara Municipal de Maringá, Mário Hossokawa, esclarece que o evento realizado no plenário da casa na última quinta-feira (23), sobre o aumento da população em situação de rua em Maringá, não se tratou de uma audiência pública convocada pelo Poder Legislativo de Maringá, mas sim um evento particular de iniciativa do gabinete da vereadora Cris Lauer, tendo a Câmara apenas cedido o espaço do plenário para sua realização. Dessa forma, toda a organização foi de responsabilidade da vereadora.
Apesar de outros vereadores não terem participado deste evento particular da vereadora Cris Lauer, a Câmara Municipal de Maringá está consciente da atual situação da segurança pública de Maringá e preocupada com o aumento demasiado de pessoas em vulnerabilidade social em situação de rua – muitas reuniões e audiências estão sendo realizadas para tratar sobre os assuntos. Há, inclusive, uma Comissão Especial de Segurança Pública instalada na casa, presidida pelo vereador Delegado Luiz Alves. Recentemente, essa comissão realizou uma importante reunião com a presença de diversas autoridades da área de segurança da cidade, vereadores e presidentes de bairros de interesse.
Ainda no início deste mês, o presidente da Câmara, Mário Hossokawa, juntamente com o vereador Delegado Luiz Alves, participou de outra reunião, convocada pelo Sindicato dos Bancários, que também contou com a participação de autoridades de segurança, representantes de bairros e sociedade civil organizada.
No entanto, apesar dos debates realizados em diversas ocasiões, ainda não se chegou a nenhuma conclusão sobre o assunto. Segurança Pública é um tema de forte interesse de todos os segmentos da sociedade, mas sua real responsabilidade é do Governo do Estado. Por isso, cabe ao Poder Executivo de Maringá liderar uma frente, juntamente com as forças de segurança, para reivindicar mais efetivo e segurança para nossa cidade”.
Fonte: Assessoria de Imprensa/CMM.
Foto: Marquinhos Oliveira.