Mais saúde, qualidade de vida e muita diversão. É assim que os atletas da terceira idade descrevem as atividades desenvolvidas pela gestão municipal para incentivar a participação dos idosos no esporte. A partir desta sexta-feira (26), 28 atletas maringaenses representam a cidade nos Jogos da Integração do Idoso, em Guaratuba. Jogadores, de 60 até mais de 80 anos, disputarão o campeonato.
A equipe, formada por alunos que participam de atividades nos centros esportivos de Maringá, disputará a modalidade vôlei câmbio, um jogo de voleibol adaptado para idosos e que utiliza a quadra e bola de vôlei. A competição estadual vai reunir no litoral paranaense equipes de diversas cidades do Estado até 1º de setembro. O time feminino enfrenta a equipe de Guaratuba Coroados nesta sexta-feira (26), às 14h, e o masculino joga contra Guaratuba José Richa, às 17h40.
“É a primeira vez que estamos participando de campeonatos voltados à terceira idade. A nossa participação reforça a atenção especial da gestão municipal com os idosos. Realizamos diversas iniciativas que contribuem com a qualidade de vida e bem-estar daqueles que estão na melhor idade”, afirma a superintendente da Secretaria de Esporte e Lazer, Nayara Malheiros Caruzzo.
Além da prática esportiva, as atividades valorizam a convivência e promovem a troca de experiência e construção de novas amizades. Maria Madalena da Costa Barg, de 65 anos, é uma das atletas que vai representar a cidade na competição. Para ela, que tem o vôlei como uma paixão na vida, participar do campeonato é uma grande conquista. “É uma experiência única, chegar na terceira idade com essa garra e vontade de ganhar. É maravilhoso participar”, diz.
Titular da equipe, Irene Miqueletti Dorneles, de 81 anos, conta que, além da expectativa para a competição, está animada para aproveitar a viagem ao lado dos amigos que fez durante as aulas nos centros esportivos. “Tenho fé que vamos trazer o troféu para cá, nossa equipe é muito boa. Ganhar é ótimo, mas se divertir com os amigos não tem preço”, afirma.
Fonte: Murillo Saldanha/Secom.
Fotos: Rafael Macri/PMM.