O Brasil ocupa atualmente a 5ª posição no ranking mundial de restaurantes com opções de alimentos e bebidas que fazem bem para saúde
Nos últimos anos, o mercado de alimentos saudáveis no Brasil tem registrado um crescimento notável, impulsionado por diversos fatores, como mudanças nos padrões de consumo, crescente preocupação com saúde e bem-estar, e os efeitos da pandemia de Covid-19. De acordo com um levantamento da Agência Brasil, que tem acompanhado os dados desde o início da pandemia, a maioria dos brasileiros adotou ou demonstrou interesse em melhorar seus hábitos alimentares nos últimos anos.
Como resultado, o mercado de alimentos saudáveis teve um aumento significativo desde 2020, alcançando um valor de mercado de R$100,2 bilhões no Brasil, já em 2023 teve um crescimento em 16%. Conforme pesquisas divulgadas pela Super Varejo, o setor tende a crescer 27% até 2025.
Segundo a Associação Brasileira de Franquias (ABF), o setor de alimentação saudável cresceu 98% durante cinco anos, de 2019 a 2023. Essa nova dinâmica de alimentação saudável se mostrou uma excelente oportunidade de negócio e impulsionou o surgimento de marcas regionais, como é o caso da Folkz Pizzas e Saladas, nascida em Cascavel e que já possui uma unidade franqueada também em Maringá.
A marca aliou a agilidade dos fast-foods com opções mais saudáveis, no estilo “monte você mesmo”. São mais de 50 ingredientes fresquinhos que podem compor pizzas e saladas no almoço e também no jantar. “Com a vasta quantidade de acompanhamentos disponíveis, além de diversos molhos e massas, a criatividade é do consumidor, podendo criar sabores de pizzas e saladas diferentes todos os dias”, afirma a franqueada da Folkz Maringá, Daniela Konrad.
A oferta de versões saudáveis para pratos comumente encontrados em fast-foods, como as pizzas, pode incentivar a população a consumi-los de forma mais balanceada, como explica a nutricionista da Folkz, Lilian Braid. “A elaboração de uma pizza saudável pode ser fácil e saborosa, dependendo dos ingredientes escolhidos. Na hora da montagem, priorize alimentos saudáveis e evite os embutidos e aqueles ricos em açúcares. Na Folkz, temos a opção de utilizar massa integral ou de tapioca, feita com farinha de arroz, tornando-a ainda mais saudável”.
Para pratos que já são naturalmente saudáveis, como as saladas, também é possível consumi-los de forma saborosa e nutritiva. “As saladas podem ser preparadas com facilidade e são ótimas para uma alimentação equilibrada, desde que sejam elaboradas corretamente. Uma dica é adicionar proteínas e usar os molhos com moderação, devido ao excesso de sódio e gordura”, enfatiza a nutricionista.
A especialista acrescenta a importância de investir em alimentação saudável fora de casa. “Cada vez mais as pessoas estão buscando adotar uma alimentação saudável. Ter locais que oferecem escolhas eficientes e equilibradas é uma oportunidade para manter um estilo de vida que prioriza a saúde, principalmente quando podemos apreciar pratos práticos e gostosos”, destacou Lilian.
Fonte: Nathália Sartorato/Contelle – Assessoria de Comunicação
Fotos: Divulgação.