Messias e Djenyfer são tri campeões do Sesc Triathlon Caiobá

Mais de 1.500 triatletas participaram da 36ª edição da competição, realizada neste domingo (23)

Antes mesmo de o sol brilhar, centenas de triatletas já estavam concentrados na Praia Mansa, em Matinhos (PR), para participar da 36ª edição do Sesc Triathlon Caiobá, realizada neste domingo (23/03). Levaram a melhor Manoel Messias e Djenyfer Arnold, que conquistaram, ambos pela terceira vez, o primeiro lugar da categoria Elite masculino e feminino, respectivamente. Os sentimentos de determinação e superação marcaram a premiação no pódio de vencedores.

O cearense Manoel Messias (foto), cruzou a linha de chegada com um tempo de 01:46:44. Esta foi a sua quinta participação na competição, sendo três delas na categoria Elite e duas na Amador. Ele destacou a importância da prova no cenário nacional e que esse é um dos eventos esportivos mais priorizados pelos triatletas. “O aprendizado que fica é que o trabalho faz a diferença. A gente vem trabalhando bastante, estamos no meio de uma preparação para provas internacionais, então acho que isso dá um norte para saber onde que a gente está”, destacou o atleta que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Djenyfer Arnold (foto), foi a grande estrela da categoria feminina. Toda preparação resultou no primeiro lugar na competição, com um tempo de 02:02:17. Foi sua terceira vitória na categoria, o que a enche de orgulho em participar. “Eu acho que o Sesc me representa muito no triathlon. Foi aqui que eu dei o meu início e agora, pós Olimpíadas (Paris 2024), voltar para cá está sendo algo muito especial”, contou emocionada.

Nadar, pedalar e correr

Mais de 1.500 atletas participaram das provas de natação, ciclismo e corrida. Eles realizaram o check-in nas primeiras horas da manhã com a entrega das bikes na praça de transição. Com olhos atentos ao cronometro, os primeiros competidores a largarem foram os da categoria Short Masculino, às 7h10. Em seguida, foi a vez dos Trabalhadores do Comércio, Mountain Bike, Revezamento e PcD, ambas nas categorias feminino e masculino.

O relógio marcava 8h40 quando os triatletas da Elite correram para o mar, acompanhados por uma torcida fervorosa. Em seguida, às 9h, os atletas amadores iniciarem a prova. Lucas Stabile foi um deles. Devido a uma lesão, ele preferiu competir nesta categoria. Mesmo assim, não deixou de destacar a importância de reunir diferentes condicionamentos. “O triathlon é uma modalidade muito desafiadora e aqui tem vários tipos de pessoas, vários corpos diferentes e eu acho que esse negócio de ter várias categorias ajuda nisso. Isso torna o esporte mais democrático”, relatou.

Sucesso de participação

Mais de 50% dos participantes desta edição foram trabalhadores do comércio. O sucesso do evento é tão grande que gerou uma fila de espera com mais de mil atletas. O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, falou da abrangência do Sesc Triathlon Caiobá, que movimenta o litoral. “Mais de 10 mil pessoas estão acompanhando esses atletas, utilizando hotéis, bares, restaurantes, postos de gasolina, motoristas de táxi, todo mundo está ganhando a sua parcela e isso é muito bom para o nosso comércio, para o nosso serviço e para o nosso turismo”, destacou.

Mobilidade e segurança

Todo o município de Matinhos foi preparado para receber o Sesc Triathlon Caiobá, desde melhorias no trânsito para atletas, visitantes e moradores, até o reforço na segurança pública. Dois helicópteros do Batalhão Aéreo da PM e do Corpo de Bombeiros reforçaram o monitoramento do percurso da prova. O comandante geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Jeferson Silva, destacou a importância da operação. “Nós trouxemos um reforço de efetivo, vindo de Curitiba, trazendo não só tropa regular, mas também a tropa das operações especiais para garantir a segurança das famílias que estão prestigiando o evento aqui no litoral”, explicou.

O evento finalizou a temporada de verão no litoral paranaense. O secretário de esportes do Paraná, Hélio Wirbiski, também falou da grandiosidade do Sesc Triathlon e dos planos para a edição 2026. “Para o ano que vem, que a gente pense em aumentar esse número (de atletas) e talvez fazermos duas largadas, em dois trajetos, porque o Sesc Triathlon virou tradição e todo mundo quer participar”, ressaltou.

Presenças e parcerias

A 36ª edição do Sesc Triathlon Caiobá recebeu o apoio da Prefeitura de Matinhos; das Secretarias de Meio Ambiente, de Turismo e de Defesa Social; do Corpo de Bombeiros; da Polícia Militar do Paraná; do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA); do Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRv); do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Civil; do Centro de Operações Policiais Especiais (COPE); da Concessionária EPR Litoral Pioneiro; da Copel; do Departamento de Estradas e Rodagens (DER); da Marinha do Brasil; da Sanepar; do Instituto Água e Terra (IAT) e da RPC.

Estiveram presentes: o prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora; o secretário de Esporte do Paraná, Hélio Wirbiski; o primeiro vice-presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Ari Faria Bitencourt; o diretor regional do Senac PR, Sidney Lopes de Oliveira; o presidente do Sinditiba, Zildo Costa; o presidente do Sindifarma, Edenir Zandoná; o presidente do Sindaruc, Paulo Salesbram; o conselheiro do Sesc PR, Gelson Schibelbein; o conselheiro do Senac PR, Said Khaled; o diretor de Esporte, Lazer e Saúde do Sesc PR, Marcus Vinícius de Mello; a diretora de Educação, Cultura e Ação e Social do Sesc PR, Lidiane Galvão; o diretor da Divisão Administrativa e Financeira do Sesc PR, Tadeu Litwin; e o diretor de Relações Corporativas do Grupo Bom Jesus, Paulo Cruz.

Resultados:

Elite Masculino:
1º – Manoel Messias – 1h46m44s
2º – Diego Moya Chamorro – 1h48m58s
3º – Cauã Migliorini Diniz – 1h49m50s
4º – João Teixeira – 1h54m32s
5º – Victor Hugo Lopes Pereira da Silva – 1h55m31s

Elite Feminino:
1º – Djenyfer Arnold – 2h02m17s
2º – Giovanna Maria Santos Costa Lacerda – 2h15m02s
3º – Beatriz Neres Orzechowski – 2h16m52s
4º – Maria Clara Abreu Borges Cunha – 2h17m35s
5º – Maria Luiza Simão de Oliveira – 2h18m14s

Mais informações: https://www.sescpr.com.br/2025/03/messias-e-djenyfer-sao-tri-campeoes-do-sesc-triathlon-caioba/

Fonte: Nathalia Alesse Pedro/Núcleo de Comunicação e MKT/SescPR
Fotos: Murilo Ribas/SescPR