MODA & NEGÓCIOS – ONDM é sucesso em sua primeira edição no Paraná

Fim de semana em Cianorte foi marcado por muitos negócios de moda e troca de conhecimento

Moda, negócios e conhecimento marcaram o fim de semana de ONDM em Cianorte

A primeira edição do “O Negócio da Moda” no Paraná, realizada em Cianorte no último fim de semana, foi sucesso de público e de geração de negócios. Foram dois dias de palestras, talks, exposições, ativações de marcas e grandes nomes do mercado brasileiro, que atraíram cerca de 600 pessoas em cada dia de evento.

Realizado desde 2015 em Balneário Camboriú (SC), a edição deste ano do ONDM foi a primeira a ocorrer fora de seu estado de origem. Tradicional no litoral catarinense, o evento é conhecido por oferecer um ambiente fértil de networking e negócios entre o público, speakers e expositores – e manteve a tradição em sua primeira edição fora de casa.

De acordo com o empresário e idealizador do ONDM, Ivan Jasper, o sucesso do evento se deve, em grande parte, à escolha dos speakers. “A curadoria foi excepcional para que nós tivéssemos assuntos assertivos, que mexessem com as dores do público”, diz.

História, inspiração e propósito

Temas como collabs, sucessão em empresas familiares, como montar uma confecção, moda de nicho e outlets no Brasil foram abordados no primeiro dia de evento, que se iniciou com um bate-papo com os pioneiros da moda e confecção na região: Chebli Nabhan (Lavinorte), Marco Franzato (Morena Rosa) e Ivone Nani (Emma Fiorezi), mediado por Marinez Dantas. Eles contaram como a indústria da moda se desenvolveu em Cianorte e como a atividade alavancou a economia da região.

Chebli Nabhan, Ivone Nani e Marco Franzato em bate-papo no palco do ONDM

No sábado, os assuntos foram mais conceituais e de tendências, como a apresentação feita por Walter Rodrigues da pesquisa desenvolvida a partir da análise do contexto mundial (comportamento, economia, política, etc), trazendo as inspirações para o primeiro semestre de 2024 quando o assunto são cores.

“Quando pensamos em cartela de cores para 2024, com certeza toda essa cor que está por aí já atingiu um estado de saturação. As marcas que realmente trazem referências de moda estarão utilizando tons mais suaves, que lembram algo envelhecido”, prevê. Dono de uma carreira respeitável como estilista, Walter atua como coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais, além de se dedicar à atividade de consultoria na área de design de produto.

Walter Rodrigues apresenta resultados de pesquisas que vão definir tendências para 2024

Também foram temas de palestras e talks o comportamento do consumidor, indústria fashion e web 3.0, visual merchandising, relacionamento com o cliente e moda inclusiva.

A palestra de fechamento ficou por conta de André Carvalhal, autor dos bestsellers “A Moda Imita a Vida – Como construir uma marca de moda” e “Moda com Propósito – Manifesto pela grande virada”, do finalista do Prêmio Jabuti 2019 “Viva o Fim – Almanaque de um novo mundo”, além do mais recente “Como salvar o futuro: Ações para o presente”.

André Carvalhal fez uma das palestras mais aguardadas do evento

Na palestra “Marcas com propósito: como criar?”, ele compartilhou com o público seus insights sobre como criar uma marca adequada aos tempos atuais e contribuir com essa grande virada. “A moda do futuro é mais inclusiva, mais diversa, respeita as pessoas e o planeta e, acima de tudo, tem propósito. Não tem a ver com copiar tendências, mas com encontrar a sua verdade e sua forma de deixar um legado que vá além das roupas”, defende Carvalhal.

Negócios de Moda

A feira comercial reuniu expositores de diversos segmentos que atendem a indústria da moda, de fabricante de impressora digital para tecidos a soluções tecnológicas para o segmento. “Os negócios não acabam aqui. Muitas conversões de negócios acontecem nos próximos seis meses. Posso dizer que todos os expositores querem estar novamente conosco, e quando isso acontece, é que todos estão satisfeitos”, revela o organizador do ONDM, Ivan Jasper.

Óculos de realidade virtual aplicado ao ambiente fashion foi um dos destaques da feira comercial

“A partir dessa data, Cianorte carrega uma dívida com o ONDM. O que o evento proporcionou para a cidade foi um renascimento, algo mágico”, diz o diretor comercial da Planner, Diego Novo.

ONDM 2023 confirmado

A edição de 2023 do O Negócio da Moda já tem data e local certo: será em Camboriú (SC), nos dias 3, 4 e 5 de outubro.

No fim de outubro, a organização fará a abertura do lote de lançamento do evento, com passaportes (ingressos para os três dias) com valor promocional de R$ 250. Quem quiser garantir sua participação terá de correr: serão apenas 100 passaportes – o lote ficará disponível para compra por 30 dias ou até se esgotarem as vagas.

Inscrições: https://ondm.com.br/site/

Fonte: Jornalista Renata Mastromauro/U.Content.
Fotos: Divulgação/ONMD.