Iniciativa promove aprendizado sobre alimentação saudável, responsabilidade e cuidado

Os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Zilda Arns, no Jardim Paulista, em Maringá (PR), aprenderam uma lição importante sobre responsabilidade e cuidado. O aprendizado vem de uma tarefa simples e que une alimentação saudável e conexão com o meio ambiente por meio do projeto de hortas educacionais.
No Cmei, que conta com uma horta, os estudantes participam de todo o processo, desde o cuidado com a terra, sementes, plantio até a colheita de verduras e hortaliças, que são utilizadas na merenda escolar da unidade.

Para a secretária de Educação, Adriana Palmieri, o projeto das hortas educacionais incentiva as crianças a se alimentarem melhor, a desenvolverem a responsabilidade e o cuidado com o meio ambiente e o próximo. “Essas atividades são importantes para auxiliar o desenvolvimento de habilidades importantes, como o senso de coletividade e o cuidado com a alimentação. É uma maneira de estimular o desenvolvimento sensorial e cognitivo, despertando a curiosidade e exploração, além de proporcionar o bem-estar das nossas crianças”.

No projeto, a quantidade da produção da horta não é o mais relevante, mas sim o desenvolvimento de um senso de cuidado e responsabilidade, pelas hortaliças e verduras produzidas, que refletem em outros aspectos do desenvolvimento de uma infância saudável e feliz para que os alunos se tornem mais independentes, confiantes e preparados para os desafios da vida.

De forma integrada com a horta, o Cmei Zilda Arns também reúne um jardim sensorial, com plantas e objetos que estimulam os cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. “O jardim sensorial, de forma conectada com a horta, tem sido muito importante para o desenvolvimento cognitivo e sensorial das nossas crianças, além de incentivar e despertar nas crianças a importância do cuidado com o espaço do Cmei”, afirma a diretora do Cmei Zilda Arns, Susana Barbosa.

Aluna do Cmei, Sofia Trindade, de 5 anos, conta todas as atividades realizadas na horta com o acompanhamento da professora Natália Vidal. “É muito legal plantar rúcula, alface, cebolinha e salsinha e, ainda mais legal, colher as verduras. Como alface sempre”, disse. Para o colega de Sofia, o aluno Bernardo Cardoso, de 5 anos, “comer alface é bom, porque deixa forte como o Hulk”, disse ele movimentando os braços como o super-herói da Marvel.

Na rede municipal de ensino de Maringá, as hortas educacionais foram implantadas nos Cmeis Bárbara Barros, Zilda Arns, Dorcelina Folador e Alexandre e Sophia Rasgulaeff. Os jardins sensoriais estão em funcionamento nos Cmeis Zilda Arns, Dorcelina Folador, Alexandre Sophia, Esther Gonçalves Josepetti, Professora Iria de Castro, Tereza Leonel e Nice Braga. O projeto é desenvolvido pelas unidades, com acompanhamento e apoio das secretarias de Educação e de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar.
Fonte: Secom
Fotos: Rafael Macri/PMM.
Revista AZ Magazine de Maringá Site oficial da Revista AaZ Magazine de Maringá







