Nesta quarta-feira (22), Dia Mundial da Água, a gestão municipal reforça o compromisso com a preservação desse recurso natural fundamental para a vida. Com monitoramento constante das 16 bacias hidrográficas da cidade, a Prefeitura, por meio do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), apresenta os resultados da primeira etapa do programa Rio Limpo e as ações desenvolvidas na bacia do Ribeirão Bandeirantes do Sul. Com a iniciativa, foi possível mapear 76 nascentes na área mais urbanizada do ribeirão, localizado na área industrial do município, na região Sul.
A apresentação dos resultados ocorre durante a solenidade de abertura da programação do Dia Mundial da Água nesta quarta (22). O prefeito Ulisses Maia participa da programação e destaca os investimentos da gestão municipal para promoção do desenvolvimento sustentável. “Investir na preservação ambiental e dos recursos naturais é promover a qualidade de vida. Com o ′Rio Limpo′ e tantas outras iniciativas temos consolidado nossa cidade como referência em sustentabilidade”, diz.
A programação conta com a presença do secretário do Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge, e de prefeitos da Associação de Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). Durante a cerimônia, o prefeito Ulisses Maia também realiza a assinatura de convênio com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Nupélia, para caracterização dos corpos hídricos do Ribeirão Bandeirantes do Sul e córrego Mandacaru. Os prefeitos da Amusep também assinam o Manifesto pelos Rios em defesa da proteção dos córregos urbanos.
Resultados – Na primeira etapa do ′Rio Limpo′ foram realizadas coletas em nove pontos ao longo da bacia do Ribeirão Bandeirantes do Sul. Além disso, 55 empresas da região foram vistoriadas para verificar a regularidade do tratamento e destinação de efluentes líquidos, outorgas e licenças. Do total de coletas, em seis amostras analisadas foram obtidos parâmetros fora do permitido pela legislação ambiental vigente. A equipe técnica do IAM investiga quais podem ser as causas. Além disso, das empresas vistoriadas, 15 foram notificadas por irregularidades.
O município estabeleceu prazo para atendimento da notificação e os processos seguem em andamento. A diretora-presidente do IAM, Juliane Kerkhoff, explica que o programa é voltado ao monitoramento para garantia da qualidade dos córregos. “A ideia é que a gente volte a fazer novas coletas nestes pontos e novas vistorias nas empresas para verificar se, a partir dos nossos procedimentos, foram executadas melhorias e se houve melhora na qualidade”, diz.
Além desse monitoramento no Ribeirão Bandeirantes do Sul, que segue de forma constante, a Prefeitura de Maringá lançou nesta quarta-feira (22), 22, a segunda etapa do programa. Nesta nova etapa, o programa será realizado na bacia do Ribeirão Maringá e as vistorias vão começar no córrego Mandacaru. Assim como na primeira etapa, o IAM vai mapear as nascentes da bacia e realizar monitoramento da qualidade da água, além de conscientizar a comunidade e vistoriar empresas nos locais próximos à bacia.
Ecoponto – Para reforçar as ações de sustentabilidade, a Prefeitura de Maringá, em parceria com a Insight Odonto, empresa júnior de odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), também realiza na manhã desta quarta-feira, 22, o lançamento do Ecoponto Insight. Com a iniciativa, serão instalados 50 ecopontos em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e clínicas particulares para descarte adequado de escovas de dente.
A programação do ′Dia Mundial da Água′ segue durante o dia outras atividades como a instalação de lixeiras e novos Retentores de Impureza de Águas Pluviais (Riaps) e o plantio de mudas de árvores.
Confira a programação completa:
14h – Instalação de novas lixeiras e de Retentores de Impureza de Águas Pluviais (Riaps) e pintura ilustrativa em bocas de lobo do projeto “O Rio Começa Aqui′.
Local: Entorno da Catedral.
15h – Apresentação do 1º Pomar Urbano e Composteira.
Local: Escola Municipal Geraldo Altoé.
16h – Plantio de 50 mudas de árvores na Av. Nildo Ribeiro da Rocha (rotatória Av. Carlos Borges).
16h30 – Instalação de placa Maringá Cidade Árvore do Mundo na Av. Nildo Ribeiro da Rocha (rotatória Av. Carlos Borges).
Fonte: Murillo Saldanha/Secom.
Logotipo: Divulgação/IAM/PMM.