Durante a 50ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá 2024), uma oficina ensinou a transformar plantas daninhas – os matinhos – em flores desidratadas para decoração. O treinamento é uma parceria do IDR/PR com o Sebrae e foi ofertado, gratuitamente, para todo o público que passou pela feira.
A engenheira agrônoma e técnica em agropecuária Fernanda Ricobello, ministrou o curso. “O grande objetivo é aproveitar essas plantas, que normalmente jogamos fora, e transformá-las, reaproveitá-las e até ser uma fonte de renda”.
Técnicas de secagem e de tingimento foram explicadas e realizadas durante o treinamento. “O segredo é não ter iluminação direta e ter circulação de ar para as plantas continuarem bonitas, depois as tingimos”, explica Fernanda.
A professora de rede pública Andreia Pacheco foi uma das participantes da oficina. “Já tinha interesse de fazer um curso deste e, aqui na Expoingá, deu certo. Quero levar esta técnica para minha casa e também no trabalho – quero ensinar as mães dos meus alunos esta arte de fazer flores desidratadas”.
Toda a oficina foi transmitida no youtube do IDR/PR e pode ser acessada no link: https://www.youtube.com/watch?v=HhwYSNy3kYI