Paranaense de Maringá, Giovanni Cariani é campeão Pan-Americano de Beach Tennis, em Caraguatatuba (SP)

Giovanni Cariani levantou o caneco ao lado de Daniel Mola

Giovanni Cariani (à direita) e Daniel Mola conquistam o Pan-Americano de Beach Tennis

Giovanni Cariani, natural de Maringá (PR), atleta da Beach Sports Assessoria, patrocinado pela AMA Spitter, CN Construtora e Beach Point de Londrina (PR), conquistou o título Pan-Americano de Beach Tennis, na categoria Profissional Masculino, ao lado do fiel escudeiro Daniel Mola. Eles passaram na final pelos venezuelanos Ramon Guedez, ex-top 10, e Carlos Vigon, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 7/6 (8/6). Esta é a primeira conquista de um Pan para Cariani que é o 5º melhor do mundo.

“Sabíamos que seria um jogo muito duro. Agradecer ao capitão pelas dicas, sem ele a conquista não viria. Demos nosso melhor em quadra, jogamos com energia. É muito bom representar a seleção, conquistar esse título. Estou sem palavras, muito contente, agradecer a torcida. Dani é um irmão para mim, dentro e fora de quadra”, vibrou Cariani.

Ainda pelo Profissional, a atleta da BSA, Raquel Lotte foi vice-campeã ao lado da mineira Grazi Silva. Elas fizeram grande campanha derrotando as principais favoritas e uma das melhores duplas do mundo de Vitória Marchezini e Sophia Chow na semifinal e foram superadas nos detalhes na final por Marcela Vita e Júlia Nogueira.

Entre os juvenis foram mais 17 medalhas da BSA. Nos 18 anos, Leonardo Neiva, da BSA, foi campeão ao lado de Henrique Medeiros. Matheus Yuji, também da BSA, subiu ao pódio com o terceiro lugar ao lado de André Caetano e foi Bronze também nas mistas junto com Ana Miguel. Entre as meninas, Beatriz Valério levantou o caneco jogando ao lado de Laura Amorim e venceu nas mistas ao lado de André Caetano. Sofia Espíndola, também da BSA, foi vice-campeã jogando ao lado de Anna Merola.

Nos 16 anos, a mato-grossense Sophia Fiedler, da BSA, foi vice-campeã jogando com Viviane Kobo e ficou em terceiro lugar nas mistas com Levi Goldmann.

Nos 14 anos, as atletas BSA, Alexia Grigoletto e Pietra Tremonte foram as campeãs. Nas mistas, Alexia ficou com o troféu e Pietra foi a vice-campeã. No masculino na mesma categoria, o atleta BSA, Luiz Villar, foi vice-campeão jogando ao lado de Franco Justo e foi medalha de Bronze nas mistas.

Nos 12 anos, os atletas da BSA, Matheus Justo e Léo Fávaro foram vice-campeões de dupla masculina. Matheus foi vice-campeão nas mistas, jogando ao lado de Maria Valentina.

“Mais do que excelentes resultados conquistados pelo Brasil e, em especial, pelos atletas da BSA, foi incrível perceber como outros países também estão empolgados com o beach tennis. Isso mostra que o esporte está em plena expansão e fortalece a chance de um crescimento não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, disse Marcus Máximo, sócio da BSA.

Juca Russo, ex-técnico da Seleção Brasileira Juvenil e sócio da BSA, destacou: “Fiquei impressionado com o nível dos juvenis, em especial da categoria Sub 12, que demonstrou uma maturidade de jogo muito acima do esperado. E não falo apenas dos brasileiros, mas também de atletas de outros países. É um sinal claro de que o futuro do beach tennis está em ótimas mãos”.

Fonte: Fabrizio Gallas/Gallas Press
Foto: @panamericanobtbrasil