O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, sancionou a Lei nº 1.307/2022, na manhã desta segunda-feira (14), no Terminal Intermodal de Maringá, autorizando a redução da tarifa do transporte coletivo para R$ 4.
“Nós defendemos a redução dos preços, mas mantendo a qualidade no transporte. Nossos objetivos são promover a justiça social, contribuir com a sustentabilidade e estimular ainda mais investimentos para a cidade, beneficiando a todos os maringaenses”, disse o prefeito durante a solenidade.
Com a redução da tarifa, a expectativa é que mais pessoas voltem a usar o transporte coletivo, desafogando o trânsito de veículos como carros e motocicletas.
O uso do transporte público foi apontado pelo PlanMob como um dos modais intermediários em Maringá, e com potencial para aumentar uso pelos maringaenses.
O levantamento aponta que o transporte público com ônibus ocupa 18% dos 68% dos meios motorizados. Outros são automóveis, com 37%, motocicleta, com 8%, transporte por aplicativos, com 2%, escolar, com 1%, fretado, com 1%, entre outros. Já os outros 32% dos não motorizados são a pé, com 25%, e bicicleta, com 7%.
Na oportunidade, Ulisses Maia também anunciou a criação do Conselho Municipal do Transporte, já aprovado pela Câmara de Maringá, e que contará com integrantes de diversos segmentos para analisar, avaliar indicadores e emitir pareceres sobre o serviço, auxiliando nas tomadas de decisões futuras relacionadas ao transporte coletivo na cidade.
Além da equipe da Prefeitura de Maringá, participaram da solenidade de assinatura da lei que reduz tarifa do transporte coletivo o deputado federal Enio Verri, os vereadores Mário Verri (presidente em exercício na Câmara de Maringá), Alex Chaves (líder do Governo Municipal na Câmara), Belino Bravin, Delegado Luís Alves, Flávio Mantovani, Cristian Maia Maninho, Onivaldo Barris, Professora Ana Lúcia, o comandante do 4º BPM, tenente coronel Márcio Antônio dos Santos e comandante do 5º GB, tenente coronel Adriano Barbosa.