A gestão municipal investe na estruturação dos processos e garante mais agilidade, economia e transparência. Com a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em 2020, a tramitação dos processos e os documentos passaram a ser eletrônicos. O avanço proporcionou, em apenas um ano, economia de cerca de R$ 4 milhões para a Prefeitura de Maringá com a redução de aquisição de material de escritório. Para compartilhar a experiência inovadora, o município auxilia outras cidades da região na implantação do SEI.
A ideia da iniciativa é compartilhar conhecimento técnico especializado e garantir avanços e melhorias para outros municípios da região. Nesta quarta-feira, 6, a equipe do SEI da Prefeitura de Maringá reuniu-se com representantes da Prefeitura de Sarandi. O município apresentou a metodologia e infraestrutura utilizada e fornecerá suporte necessário para implantação do sistema.
A gestão municipal se consolida como referência em eficiência e planejamento dos processos. Além de Sarandi, o município também firmou termo de cooperação técnica com as cidades de São Jorge do Ivaí, Doutor Camargo, Floraí, Santa Fé, Ângulo e Astorga para auxiliar na implantação do SEI e do Plano de Metas, outra ferramenta importante no planejamento das ações. “Essa iniciativa faz parte dos esforços da nossa gestão para fortalecimento da região metropolitana. Precisamos somar forças e contribuir com o desenvolvimento das cidades, de forma transparente, econômica e sustentável”, afirma o prefeito Ulisses Maia.
Com o SEI, a Prefeitura de Maringá economizou 45 milhões de folhas de papel, o que representa cerca de 4,5 mil árvores preservadas, e 107 milhões de litros de água que seriam utilizados na fabricação de papel. O secretário de Governo, Hércules Kotsifas, destaca que o sistema também garante agilidade ao trabalho desenvolvido pelos servidores e facilita os processos para a comunidade.
“Com o SEI, a Prefeitura de Maringá quase não tem mais custos com papel em processos. Tudo é feito pelo sistema e o prefeito consegue acessar imediatamente. Temos realizado, anualmente, mais de 130 mil processos”, explica o secretário. Ele lembra que o SEI é uma ferramenta pública e a comunidade também pode solicitar serviços, como o IPTU Verde, autorização para uso de espaços esportivos, recursos de autos e outros. A ferramenta foi desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para uso gratuito e livre pelas administrações públicas.
Fonte: Murillo Saldanha/Secom.
Fotos: Divulgação.