A Prefeitura de Maringá investe na formação constante da Guarda Civil Municipal para uma relação cada vez mais próxima da comunidade. Nesta semana, cerca de 70 agentes participam de uma capacitação para atendimento especializado de crianças e adolescentes. A formação faz parte do ′Programa Criança Protegida′, voltado para prevenção de todos os tipos de violência contra menores de idade. As atividades com a Guarda Civil Municipal começaram nesta quarta-feira (1º) e continuam no sábado (03), das 13h30 às 17h, no Auditório da Secretaria de Segurança.
A secretária da Criança e do Adolescente, Amália Donegá, destaca que a instrumentalização dos agentes é uma estratégia de segurança fundamental para garantir a proteção de crianças e adolescentes. “A Guarda Municipal age em situações que estão relacionadas às agressões praticadas contra essa população, como é o caso da Patrulha Maria da Penha, que atua nas ocorrências de violência doméstica contra mulheres, e da Patrulha Escolar, que realiza o trabalho preventivo nas escolas. Nesses casos, a formação prepara os agentes para prevenirem situações em que ocorra a violação de direitos de crianças e adolescentes”.
Durante o treinamento, serão analisados dados nacionais relacionados ao abuso sexual contra esta população. Haverá também orientações sobre medidas de prevenção à violência e o que fazer diante de uma suspeita ou reconhecimento de agressão contra crianças ou adolescentes. Os servidores receberão a ′Cartilha da Criança Protegida′. O material orienta os profissionais e a população sobre as ações de proteção. A cartilha tem uma versão online que pode ser acessada pela internet.
No ano passado, o Programa Criança Protegida realizou a formação de 164 profissionais e impactou 24 mil crianças e adolescentes. Além dos agentes da Guarda Civil Municipal, outros servidores do município também serão capacitados em breve.
Fonte: Gabriela Cadamuro/Secom.
Foto: Arquivo/PMM.