A gestão municipal investe em ações de apoio e incentivo à agricultura familiar. Nesta quinta-feira (23), será inaugurada a 40ª horta comunitária da cidade, às 17h, no Jardim Andréia, na esquina da Rua Jorge Benedito Seraval com a Rua Ivio Domingos Crestani, Zona Norte de Maringá. A nova horta tem 1,8 mil m² e beneficiará 58 famílias.
O investimento é de R$ 120 mil, com recursos do município. A nova horta contará com 58 terrenos preparados e cercados e rede hidráulica completa, incluindo 12 caixas de água, conjunto de ferramentas, entre outros. A gestão municipal também fornece gratuitamente mudas, sementes, compostos orgânicos e assistência técnica com engenheiros agrônomos.
“Geralmente as hortas comunitárias são feitas em terrenos que antes eram usados para descarte irregular de entulhos e que, hoje, contribuem com o sustento de muitas famílias. Já são mais de 1,2 mil famílias maringaenses beneficiadas. Essa é uma parceria muito importante feita com as associações de moradores e que transforma a vida da comunidade”, explica o secretário de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar, Francisco Favoto.
Os terrenos das hortas variam entre 700 m² e 11 mil m². As famílias produzem verduras, legumes e temperos. Os produtos costumam ter preços mais acessíveis que no comércio em geral, como o pé de alface por R$ 1,50, em média. As hortas comunitárias são abertas para o público das 7h às 11h e das 17h às 19h.
A gestão Ulisses Maia implantou seis novas hortas comunitárias e reformou outras dez. Os moradores interessados em participar do projeto devem procurar a horta de seu bairro e verificar a disponibilidade de vagas. Pessoas em situação de vulnerabilidade têm prioridade. Caso não haja vaga, o morador fica em uma lista de espera.
Além disso, a Prefeitura de Maringá ampliará o apoio aos produtores com o ′Empório da Agricultura Familiar′, no Jardim Ipanema, que deve ser inaugurado em agosto deste ano. O espaço será para comercialização dos produtos e ajudará na renda dos pequenos produtores. Também será inaugurada uma nova horta comunitária em Floriano e um novo viveiro de flores no Jardim Olímpico.
* Clique AQUI e confira onde estão todas as hortas, feiras e viveiros de Maringá.
Fonte: Andye Iore/Secom.
Fotos: Arquivo/PMM.