Com o objetivo de ampliar o atendimento odontológico especializado em Maringá, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, inaugura o novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) neste sábado (20), às 10h, na Avenida Cerro Azul, 513.
Instituído em 2004 pelo Programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, o Centro de Especialidades Odontológicas de Maringá funcionava na Policlínica Zona Norte, junto ao Pronto Atendimento da Criança (PAC). Com o objetivo de ampliar o atendimento à população, a gestão municipal viabilizou uma nova estrutura exclusiva para o CEO, maior e mais equipada. Com isso, o Centro, que hoje realiza cerca de dois mil procedimentos por mês, terá um aumento de 20% a 30% no número de atendimentos.
“Agora, o Centro de Especialidades Odontológicas ficará na área central de Maringá, facilitando o acesso aos atendimentos. Também realizamos melhorias, considerando que teremos um espaço maior destinado exclusivamente para atendimentos odontológicos. Assim, vamos aumentar o número de atendimentos”, explica o secretário de Saúde, Clovis Melo.
O novo CEO terá dez cadeiras odontológicas e uma clínica do bebê. Outra novidade é o espaço ′Saúde Escolar′, que será focado nos grupos do ′Bochecho′. A Prefeitura de Maringá também planeja instalar futuramente um laboratório de prótese total e removível na nova sede do CEO. Este atendimento é feito em parceria com o Centro de Especialidades Odontológicas da Universidade Estadual de Maringá (CEO/UEM) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisamusep).
O Centro de Especialidades Odontológicas realiza procedimentos nas áreas de endodontia, periodontia, bucomaxilo facial, lesões bucais e dentística restauradora, entre outras. Para realizar atendimento odontológico a população deve procurar uma UBS. Caso haja necessidade de atendimento especializado, o cirurgião dentista da unidade fará o encaminhamento para o Centro de Especialidades Odontológicas.
Para atendimentos especializados e encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a nova unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Para atendimentos de urgência e emergência, o funcionamento será de segunda a sexta, das 18h às 21h, e sábado das 7h às 11h30.
Fonte: Gabriela Cadamuro/Secom.
Foto: Divulgação/PMM.