Para garantir uma cidade sempre limpa e bem cuidada, a gestão municipal investe em iniciativas para facilitar o descarte e reaproveitamento de materiais recicláveis. A Prefeitura de Maringá mais que dobrou o número de Ecolix pela cidade. O município ampliou de 10 para 22 a quantidade de contêineres para recebimento de recicláveis. Com isso, a gestão municipal aproxima os pontos de descarte da comunidade e reforça as práticas sustentáveis.
O prefeito Ulisses Maia realizou a entrega dos 12 novos Ecolix na segunda-feira, 10. Os contêineres substituem cerca de 550 lixeiras comuns e cada unidade tem capacidade de armazenar até 600 kg de recicláveis. “A sustentabilidade é um compromisso da nossa gestão e Maringá tem se tornado referência em práticas sustentáveis”, disse.
Ele lembrou que, além de facilitar o descarte correto, a iniciativa gera renda para os empreendimentos de catadores de materiais recicláveis contratados pelo município. Os materiais recolhidos nos contêineres são destinados para as cooperativas, o que beneficia mais de 100 famílias.
Nos Ecolix, a comunidade pode descartar materiais recicláveis como papel, plástico, vidro e metal. Com a ampliação do número de unidades, o município descentraliza os pontos de descarte e leva os contêineres para todas as regiões da cidade, incluindo os distritos de Floriano e Iguatemi (confira abaixo a lista completa dos novos locais).
“As estruturas são chamativas, com uma identidade visual que desperta a conscientização ambiental das pessoas. Essa é uma das diversas medidas implantadas pela gestão municipal para aumentar o índice de reciclagem”, afirmou o secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo Ribas. A gestão municipal já aumentou o índice de reciclagem de 2% para 7%, acima da média nacional de 4%.
Confira os novos locais com Ecolix:
– Distrito de Floriano
– Praça Vitor Rodrigues Martins
– Praça Cidade de Bréscia
– Praça Salgado Filho (Praça do Antigo Aeroporto)
– Eurogarden (2 unidades)
– Distrito de Iguatemi
– Vila Olímpica
– Praça Ministro Antônio Oliveira Salazar
– Paróquia Santa Isabel de Portugal
– Horta Comunitária do Conjunto Branca Vieira
– Praça Pioneiro Jacinto Ferreira Branco
Fonte: Murillo Saldanha/Secom.
Fotos: Rafael Macri/PMM.