A gestão municipal investe em ações voltadas à saúde e bem-estar da população. Neste sábado (11), será realizado o ′Dia D da Mulher′ nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Maringá e dos Distritos de Floriano e Iguatemi. Promovida pelas secretarias de Saúde e Assuntos Metropolitanos e Comunitários (Ametro), a ação é uma comemoração ao Mês da Mulher e ocorre das 9h às 17h. A abertura oficial será na UBS Iguaçu, às 9h.
As ações do ′Dia D da Mulher′ são voltadas, principalmente, ao público feminino, mas toda a população está convidada a participar. A programação inclui coleta de preventivo de colo de útero, aferição de pressão, testes de glicemia, orientações sobre prevenção do câncer de mama, instruções sobre saúde bucal e atendimento familiar, além de vacinação de rotina e Covid-19 (confira abaixo os locais de vacinação Covid-19 e os públicos).
“Nossa gestão investe em ações voltadas à saúde e à valorização das mulheres durante todo o ano. E, neste mês, contamos com uma programação especial para elas, com serviços e atividades gratuitas”, reforça o prefeito Ulisses Maia.
Interessados em receber alguma das vacinas de rotina podem comparecer em uma das UBSs – com exceção da UBS Maringá Velho – com documento original com foto, carteira de vacinação e CPF. Crianças também poderão ser vacinadas
Covid-19 – Neste sábado (11), também haverá vacinação contra a Covid-19 em 17 UBSs, das 9h às 16h. Haverá ampliação do público da vacina bivalente para: pessoas com 60 anos ou mais; gestantes com 12 anos ou mais, em qualquer período gestacional, e puérperas com 12 anos ou mais até 45 dias após o parto. Também podem receber o imunizante pessoas que moram ou trabalham em instituições de longa permanência para idosos; pessoas com mais de 12 anos imunocomprometidas; e indígenas com mais de 12 anos. Pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários poderão receber os imunizantes monovalentes.
Confira o cronograma de vacinação contra a Covid-19 nas 17 UBSs: Sábado, 11, das 9h às 16h
Bivalente, 1ª, 2ª e 3ª doses (crianças de 6 meses a 5 anos incompletos), 1ª,2ª,3ª e 4ª dose (pessoas com 12 anos ou mais):
– UBS Floriano
– UBS Iguatemi
– UBS Cidade Alta
– UBS Grevíleas
– UBS Guaiapó-Requião
– UBS Olímpico
– UBS Pinheiros
– UBS Vila Esperança
– UBS Vila Operária
– UBS Paris
– UBS Piatã
– UBS Internorte
– UBS São Silvestre
– UBS Universo
– UBS Vila Vardelina
– UBS Morangueira
– UBS Quebec
2ª dose – Pessoas com 3 anos ou mais que receberam 1ª dose com Coronavac:
– UBS Floriano
– UBS Iguatemi
– UBS Guaiapó-Requião
– UBS Olímpico
– UBS Internorte
– UBS Universo
2ª dose – Pessoas com 18 anos ou mais que receberam 1ª dose com Astrazeneca:
– UBS Cidade Alta
– UBS Quebec.
Fonte: Gabriela Cadamuro e Murillo Saldanha/Secom.
Fotos: Thiago Louzada.