A entrega do Prêmio Sinduscon 2019 ocorrerá nesta sexta-feira, 22 de novembro, durante a primeira edição do Congresso Nacional de Engenharia, Construção, Tecnologia e Inovação (Conecti/CBIC), que está sendo realizado no Fashion Hall, em Maringá. Onze construtoras participantes concorrem à premiação.
Técnicos do Sinduscon, Seconci, Sebrae e Sesi/Senai realizaram três avaliações nos canteiros de obras e escritórios das 11 empresas concorrentes nas categorias Incorporações, Obras de Terceiros e Obras Públicas. Em cada categoria serão premiados os primeiros e segundos lugares
A primeira etapa de avaliação foi realizada nos canteiros de obras entre os dias 1 e 19 de julho. Já a segunda etapa, realizada entre 9 de setembro e 4 de outubro, consistiu em visitas às sedes das construtoras e avaliação de compliance. A terceira etapa, iniciada em 28 de outubro e também realizada nos canteiros de obras, foi finalizada na quinta-feira, 14 de novembro.
A avaliação do Prêmio Sinduscon é baseada no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat, nas resoluções do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), nas Normas de Segurança no Trabalho (NR 18 e NR 35, entre outras) e nos critérios de sustentabilidade – econômica, social e ambiental.
A realização do prêmio é do Sinduscon-PR – Noroeste, Seconci/PR – Noroeste, Sebrae/PR e Senai-PR, com apoio do Crea-PR e Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
Hoje, em sua 10ª Edição, o Prêmio Sinduscon é considerado a principal iniciativa do gênero no país, tendo sido adotado na íntegra ou em parte por diversos sindicatos da construção em vários estados. A seriedade do prêmio é atestada por um regulamento claro e objetivo, pelos critérios avaliados e pelas auditorias imparciais.
SELO BOAS PRÁTICAS
As construtoras que atingirem alta nota nas avaliações, o que atesta o comprometimento em entregar um produto de qualidade e em investir em práticas sustentáveis no canteiro de obra, receberão o Selo Boas Práticas na Construção Civil.
As empresas poderão utilizar o selo mostrando que se destacaram nas premissas do regulamento das obras inscritas no Prêmio Sinduscon.
“Sempre dissemos que todas as empresas participantes do prêmio são vencedoras, já que investem na melhoria constante dos processos. Com o selo, estamos chancelando esta vitória que é de todos, empresários, engenheiros, trabalhadores, mercado e consumidores. Todos ganham”, frisa Marcos Mauro Pena Filho, presidente do Sinduscon/PR-Noroeste.
PRÊMIO ACADEMIAS
Destinado a acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia Química, de instituições de ensino superior da região Noroeste do Paraná, o ‘Prêmio Academias’, do Sinduscon-PR/Noroeste, teve 14 trabalhos inscritos em sua quinta edição. A modalidade faz parte da décima edição do Prêmio Sinduscon, e busca estimular a reflexão, criatividade e aplicabilidade dos conhecimentos na produção de resultados para as empresas da construção civil.
A equipe vencedora do ‘Prêmio Academias’ receberá premiação em dinheiro no valor de R$ 2 mil, e a segunda colocada receberá R$ 1 mil. Todos os trabalhos inscritos classificados para a etapa final receberão certificado de participação. A entrega do prêmio também ocorrerá durante o Conecti/CBIC 2019.
Da Redação com Assessoria – Fotos: Paulo Souza/Arquivo AaZ Magazine.