PRIMEIRO IMÓVEL – Financiamento imobiliário e aumento no preço do aluguel aquecem mercado

Em Londrina, o Solar Di Ravello está em fase de vendas para breve início da construção
– Solar das Laranjeiras é o primeiro lançamento da Yticon, em Maringá
“O acesso mais fácil ao crédito e juros ainda considerados baixos refletiram diretamente na busca por imóveis”, afirma o diretor comercial de incorporação do grupo A.Yoshii, Luiz Rogério Venturini
Apartamentos compactos são os mais procurados como primeiro imóvel
Busca por apartamentos compactos cresce nos primeiros meses de 2021 e deve continuar crescendo, segundo Abecip

A pandemia da Covid-19 trouxe grandes incertezas e preocupações à economia mundial. No entanto, o mercado imobiliário brasileiro seguiu na contramão, apresentando crescimento considerável durante todo o ano de 2020 e que é notado até o momento.

Essa constatação se dá, principalmente, por dois fatores: taxa básica de juros, somada ao maior acesso ao crédito e financiamento imobiliário, que, por consequência, aumentou expressivamente a valorização por ativos reais, sobretudo imóveis. Isso significa que, investir em imóveis se tornou mais acessível e seguro, até mesmo para pessoas que estão nas faixas salariais menores.

Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o volume de crédito contratado subiu 58% no acumulado do ano passado, considerado um recorde. Para 2021, a perspectiva de crescimento é de 21%. “O acesso mais fácil ao crédito e juros ainda considerados baixos refletiram diretamente na busca por imóveis, que cresceu em todos os níveis durante o ano passado”, afirma o diretor comercial de incorporação do grupo A.Yoshii, Luiz Rogério Venturini, que abrange as construtoras A.Yoshii e Yticon. Para ele, a busca deve continuar alta, mesmo o recente anúncio do Comitê de Política Monetária (Copom) que aumentou de 2% para 2,75% ao ano da Selic.

Recentemente, a Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) divulgou uma pesquisa que mostra que 97% dos empresários do setor pretendem lançar novos projetos nos próximos 12 meses e 92% comprarão terrenos no período.

De acordo com a Abrainc, em termos de vendas, o segmento do Programa Casa Verde e Amarela encerrou o ano passado com uma alta de 39,2%, sendo que os empreendimentos participantes foram responsáveis por 77,8% das vendas residenciais das incorporadoras em 2020, contra participação de 70,2% em 2019.

INTENÇÃO DE COMPRA

A construtora Yticon se baseia na intenção de compra de uma parcela grande dos brasileiros, como demonstrada na pesquisa “Raio-X FipeZap”, que avaliou a demanda por imóveis no quarto trimestre de 2020. Nela, 47% das pessoas afirmaram que tinham a intenção de adquirir imóvel nos próximos três meses. O percentual se manteve praticamente inalterado em relação ao recorde histórico alcançado no trimestre anterior da pesquisa (48%), superando a média histórica, que é de 37%. Nesse sentido, o superintendente de expansão da construtora Yticon, Cleber Casado, mostra que o sonho da casa própria no Brasil se tornou mais acessível àqueles que nunca pensaram nisso antes. “As pesquisas do setor demonstram que comprar um imóvel é um dos investimentos mais seguros do momento”, afirma.

Com base em todos os dados, o superintendente aponta que a expectativa de vendas da Yticon no ano de 2021 irá manter o mesmo ritmo ou até mesmo superar os números do ano passado. “Uma situação que alavancou as vendas de imóveis foi o aumento de pessoas trabalhando em home office. Isso valorizou o ‘morar’. E, também, o aumento em mais de 23% no IGP-M (índice de inflação responsável por reajustar os contratos de aluguel) no ano de 2020 levou muita gente a trocar o aluguel pela parcela do financiamento, já que os valores ficaram muito próximos”, ressalta, lembrando que o comparativo se refere a apartamentos que variam entre 140 e 250 mil reais, de 45 a 60 metros quadrados.

Como prova do bom momento, a construtora acumula 2 empreendimentos para esse mesmo segmento lançados apenas no ano de 2020, totalizando mais de 560 unidades, e a previsão de mais 3 empreendimentos que serão lançados em 2021, no total de 880 unidades.

YTICON INVESTE R$ 300 MILHÕES EM MARINGÁ

Um dos exemplos desse aquecimento, portanto, é a construtora Yticon, que, além das atividades nas cidades de Londrina e Cambé, no Paraná, e Presidente Prudente, em São Paulo, acaba de ingressar na cidade de Maringá (PR), com previsão de investir mais de R$ 300 milhões e gerar cerca de 1.000 novos empregos ao longo dos próximos dois anos no município.

SOLAR DAS LARANJEIRAS

 O Solar das Laranjeiras, primeiro empreendimento lançado na “Cidade Canção”, é voltado ao Programa Casa Verde e Amarela e será construído no Jardim Tropical, região com excelente localização, próxima ao Hospital Universitário e da Avenida Mandacaru. As 320 unidades serão dispostas em cinco torres com elevadores. Há duas opções de plantas e cada unidade contará com dois dormitórios, com 45m² de área privativa e 78m² de área total.

PRIMEIRO IMÓVEL

 Um dos empreendimentos recém-lançados pela Yticon é o Solar Di Ravello, que está em fase de vendas para breve início da construção e na faixa do Programa Casa Verde e Amarela. O empreendimento será construído na região Sul de Londrina, no bairro Gleba Esperança, próximo à Universidade Estadual de Londrina (UEL) e de condomínios horizontais. A área se consolidou por meio de um projeto de bairro planejado contemplando casas e apartamentos. “A Gleba Esperança está em fase de expansão e crescimento vertiginoso, atraindo cada vez mais moradores, rede de serviços e de comércio. Avaliamos que empreendimentos como esse são uma excelente oportunidade para quem busca o primeiro imóvel”, finaliza o diretor.

SOBRE A YTICON

A Yticon é uma construtora e incorporadora que atua há mais de dez anos nas cidades de Londrina, Maringá e Cambé, no Paraná, e Presidente Prudente, em São Paulo. A empresa do Grupo A.Yoshii desenvolve empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização, especialmente para quem quer conquistar o primeiro imóvel. A Yticon já construiu mais de 5 mil unidades, todas entregues rigorosamente no prazo, somando mais de 500 mil m² de área construída.

Mais informações: https://www.yticon.com.br.

Fonte: Central Press – Fotos: R. R. Rufino.