A reinserção social e o cuidado com a arborização urbana fazem parte do projeto ′Plantando o Futuro′, que representa novas oportunidades para pessoas com restrição de liberdade. A iniciativa da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb), foi um dos projetos da gestão municipal vencedores do Prêmio Gestor Público do Paraná. Por meio da ação, cerca de 50 internos em semi-liberdade da Colônia Penal de Maringá trabalham na produção de mudas de árvores, flores e na zeladoria da cidade.
Realizado em parceria com o Departamento Penitenciário do Paraná, o projeto conta com duas estufas construídas dentro da Colônia Penal, onde os internos produzem mensalmente mil mudas de árvores e flores, que são plantadas nos canteiros centrais, praças e outros espaços da cidade. Até o momento, foram mais de 11 mil mudas produzidas. Além disso, os internos também trabalham na zeladoria e cuidado com a arborização urbana.
O secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo Ribas, afirma que a premiação reforça o compromisso da gestão municipal em promover dignidade e a reintegração social de forma conectada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). “Essa iniciativa é uma oportunidade de qualificação profissional aos detentos para que possam, após o cumprimento da pena, se recolocarem no mercado de trabalho. Vai muito além do plantio de uma árvore, é a construção de um futuro melhor para diversas famílias”.
Prêmio Gestor Público – A Prefeitura de Maringá foi destaque no Prêmio Gestor Público do Paraná 2022 com seis projetos premiados, a maior quantidade entre os municípios participantes. Organizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), a premiação ocorreu na noite de terça-feira, 22.
Além do ′Plantando o Futuro′, o município recebeu certificado de reconhecimento pelos projetos ′Ambulatório Transexualizador′, da Secretaria e Saúde; ′Embaixada Solidária′, da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes; ′Programa Dignidade e Proteção′, da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres; ′Tramitação Eletrônica da Execução Orçamentária′, da Fazenda; e ′Selo Ipê Empresarial′, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá.
Fonte: Murillo Saldanha/Secom.
Foto: Divulgação/PMM.