O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, recebeu o diagnóstico inicial para a implantação de programas que impulsionem o desenvolvimento do agronegócio na região da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). A entrega do documento foi feita pelo primeiro vice-presidente da Amusep, prefeito de Mandaguari, Romualdo Batista; pelo reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), professor Júlio César Damasceno; e pelo gerente Regional do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), César Miguel Candeo dos Santos, durante solenidade de liberação de recursos e obras pelo Governo do Estado, realizada no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro.
Focado na geração de emprego e renda; eliminação de obstáculos para a comercialização da produção agrícola; e na fixação do homem no campo, entre outros aspectos, o documento é o primeiro da nova fase da parceria entre a Amusep, UEM e Emater. A proposta entregue ao governador apresenta quatro pilares de atuação. Aprofundar o levantamento da situação atual e ampliar o mapeamento dos gargalos produtivos, tecnológicos e de mercado; estudo da legislação municipal, estadual e federal para sugerir a modernização ou alteração dela; o incentivo à melhoria da qualidade dos produtos, por meio da inovação; e o estímulo à adoção de modernas práticas, voltadas para a diversificação e a integração da produção nas pequenas propriedades rurais.
Para o primeiro vice-presidente da Amusep, Romualdo Batista, a entrega do documento a Ratinho Júnior é um passo decisivo para que o trabalho dos secretários municipais, pesquisadores da UEM e extensionistas da Emater frutifique e provoque o surgimento de uma nova realidade socioeconômica na região. “A partir do diagnóstico, temos algo concreto para estabelecermos canais de comunicação com as diversas secretarias de governo e com a Assembleia Legislativa”, destaca. O reitor da UEM, Júlio Damasceno, ressalta que, com as linhas estratégicas definidas, é possível criar os mecanismos para derrubar os entraves à comercialização e à melhoria da qualidade de vida no campo. O gerente Regional Emater, César Candeo, acrescenta que o fato inédito de as três instituições apresentarem uma proposta única, de forma organizada e coordenada, será fundamental para que o investimento necessário chegue à região.
GOVERNO ITINERANTE
Na solenidade em que o governador recebeu o documento, Ratinho Júnior confirmou a libertação de R$ 41 milhões para 40 municípios do noroeste do Paraná. Foi mais uma ação, promovida pelo Palácio Iguaçu, dentro da agenda do governo itinerante, onde, durante três dias, Maringá foi sede administrativa do governo estadual. O evento integrou ainda a programação da 47ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial da cidade, a Expoingá 2019.
Fonte: Jornalista Claudio Galleti/CG Comunicação
Fotos: Divulgação.