Já ouviu falar de Tech Girls? É um projeto criado para ensinar manutenção em notebooks que transformou a vida de 300 mulheres durante a pandemia de Covid-19 em Curitiba e no Distrito Federal. As alunas passaram a ter conhecimento suficiente para cuidar de seus computadores e começar a empreender, reforçando o empoderamento feminino.
O curso de manutenção de notebooks é uma iniciativa do Centro de Educação Tech Girls, em convênio com a Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias da Universidade Tecnológica da Federal do Paraná (UTFPR), que ampliou suas opções de cursos na área de tecnologia para mulheres, oferecendo o curso de manutenção preventiva e reparos de notebooks.
A primeira edição do curso aconteceu em agosto de 2021, com alto interesse das mulheres, o que gerou a criação de uma nova turma com foco totalmente voltado para o público feminino. A nova turma está prevista para começar entre os dias 18/10 a 29/10 das 14h às 16:40, com o valor R$ 470 por inscrição.
Notebooks doados
As alunas irão colaborar para o projeto de impacto social Tech Girls, uma vez que todos os equipamentos consertados durante o curso terão como destino alunas em vulnerabilidade social – que fazem o curso de empreendedorismo digital para criarem seu primeiro comércio digital. As alunas recebem, como incentivo, um notebook que teve origem uma doação de quem o considerava obsoleto para suas atividades sendo recuperado.
“A Tech Girls deseja tornar acessível o conhecimento sobre a tecnologia para mulheres autônomas e donas de casa por aulas gratuitas e doação de laptops recuperados. Desde 2017, o Tech Girls já transformou cerca de 300 vidas femininas na grande Curitiba e também na cidade de Samambaia, no Distrito Federal” explica a Fundadora e Educadora digital do Tech Girls, Gisele Lasserre.
O coordenador da parceria, professor Ubirajara Zoccoli, do Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN), reforça que as datas estão disponíveis para a comunidade em geral, mesmo tendo como público alvo estudantes da área de elétrica, técnicos, tecnólogos e engenheiros, isto é, com ou sem conhecimento prévio no tema.
Novos tempos exigem conhecimento
Com todos estudando no formato EAD ou trabalhando em casa em home office, os notebooks passaram a ser ainda mais vitais no dia a dia da sociedade. A pandemia popularizou o uso de computadores para diversas atividades, incluindo ações cotidianas como pagar contas ou realizar compras, assim, os notebooks retomaram a importância que um dia tiveram.
De acordo com a fundadora e educadora digital do Tech Girls, Gisele Lasserre, este conhecimento adquirido é extremamente útil não só para ajudar nas soluções para problemas dos computadores, mas também serve para quem deseja empreender:
“Nossas alunas conseguem recuperar equipamentos que antes ficavam encostados por falta de manutenção e ainda tem essa oportunidade única de conseguir uma renda extra justamente prestando serviços de assistência técnica, que também está muito em alta durante o home office”.
Mercado aberto
Desde que começou a pandemia, o Brasil testemunhou um crescimento de 50% na demanda por técnicos em computador, o que transformou esta área e a deixou atraente para quem deseja iniciar ou se desenvolver neste mercado.
Em 2020 houve um crescimento de 13% ante 2019 na venda de computadores domésticos, segundo dados da consultoria americana da IDC. O patamar de vendas acima de 300 milhões ao ano não era registrado desde 2014.
Diante da forte demanda por celulares, o setor de computadores seguiu uma tendência de estabilidade entre 2016 e 2019 até a retomada sem precedentes no ano passado quando a pandemia trouxe os notebooks novamente em evidência.
Serviço:
Para informações das próximas turmas de manutenção de notebooks para mulheres e detalhes do curso, basta acessar https://techgirls.com.br/utfpr
Sobre a UTFPR
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a primeira e única universidade assim denominada no Brasil e, por isso, tem uma história um pouco diferente das outras universidades. A UTFPR tem como missão desenvolver a educação tecnológica de excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão, interagindo de forma ética, sustentável, produtiva e inovadora com a comunidade para o avanço do conhecimento e da sociedade. E tem como visão ser modelo educacional de desenvolvimento social e referência na área tecnológica.
Para mais informações acesse: https://www.utfpr.edu.br/noticias/curitiba
Fonte: Aroldo Glomb/Kakoi Comunicação – Foto: Divulgação.