Sala Sensorial promove inclusão no Rural Maringá Junino

Espaço oferece acolhimento a pessoas neurodivergentes e reafirma compromisso com acessibilidade e respeito à diversidade

O Rural Maringá Junino conta com um importante espaço voltado à inclusão: a Sala Sensorial do Projeto Espectro em Movimento. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência, com o Sicredi Dexis e foi pensada para proporcionar bem-estar a pessoas neurodivergentes, como autistas, pessoas com TDAH, dislexia, entre outras condições, além de seus familiares.

Instalada em um container adaptado no Parque de Exposições, a sala sensorial funciona como ponto de apoio para visitantes que possam precisar de um momento de regulação ou tranquilidade durante o evento. O espaço conta com atividades recreativas, ambiente acolhedor e acompanhamento de profissionais capacitados, como terapeutas ocupacionais e estagiários da Uningá, além de integrantes da Secretaria da Pessoa com Deficiência.

A proposta é garantir que todos possam participar da festa com conforto e segurança, promovendo empatia, acessibilidade e respeito à neurodiversidade.

Além do atendimento sensorial, o estande também oferece serviços importantes como o mapeamento de pessoas com deficiência em Maringá, o Cadastro de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e a entrega do cordão girassol – símbolo internacional de identificação de deficiências ocultas.

O espaço funciona durante todos os dias do Rural Maringá Junino, reforçando que a festa é para todos.

Fonte: Thaís Pismel/Assessoria de Imprensa/SRM.
Fotos: Ivan Amorim/Pólen Imagens.