Salas do Empreendedor conquistam certificação por qualidade no atendimento

Reconhecimento nas categorias Ouro, Prata e Bronze foi concedido por bons índices no suporte aos empresários; na região Noroeste, 14 Salas receberam Ouro
Cassia Mendonça, gerente da Sala do Empreendedor de Maringá; unidade recebeu Selo Ouro.
Para o diretor de Operações do Sebrae/PR, Júlio Cezar Agostini, as Salas do Empreendedor abrem as portas para o empreendedorismo e fomentam a economia em nível municipal”

Reconhecimento nas categorias Ouro, Prata e Bronze foi concedido por bons índices no suporte aos empresários; na região Noroeste, 14 Salas receberam Ouro

 O Sebrae/PR concedeu o Selo de Referência em Atendimento a 142 Salas do Empreendedor durante evento digital We2020, encerrado nesta sexta-feira (26/6). O Selo é o reconhecimento pela qualidade e desempenho no atendimento aos empreendedores e seu impacto na promoção da sustentabilidade e competitividade dos pequenos negócios. Ao todo, 82 Salas conquistaram o Selo Ouro, 47 ficaram com o Prata e 13 levaram o Bronze.

O Paraná conta com 165 Salas do Empreendedor, que são um dos canais de atendimento, integram a rede presencial de serviços do Sebrae/PR e funcionam em espaços cedidos por prefeituras.

Para o diretor de Operações do Sebrae/PR, Júlio Cezar Agostini, as Salas do Empreendedor têm um papel fundamental na estrutura de atendimento da instituição. “Com a dedicação dos agentes, o apoio de prefeituras e parceiros, estabelecemos uma rede que leva capacitações e estimula a formalização de novos negócios. As Salas abrem as portas para o empreendedorismo e fomentam a economia em nível municipal”, analisa.

O prêmio Reconhecimento Referência em Atendimento Salas do Empreendedor 2019/2020 tem como critérios: atendimento, gestão e soluções para clientes. Os parceiros são avaliados de acordo com a nota dada pelos clientes atendidos, estrutura física, cliente oculto, soluções diversificadas, resultados de atendimento, capacitação da equipe, comunidades digitais e planejamento.

Para a coordenadora estadual das Salas do Empreendedor e consultora do Sebrae/PR, Carla Selva, o prêmio representa que os parceiros das Salas estão comprometidos com a qualidade no atendimento e alinhados com o Sebrae para transformar positivamente a vida dos pequenos empresários.

“As Salas do Empreendedor permitem que possamos apoiar os empreendedores com orientações e conteúdo de gestão empresarial. Reconhecer a equipe de atendimento destes espaços é valorizar os esforços e dedicação de todos”, comenta a consultora.

De acordo com Sebrae/PR, no canal foram 101.562 atendimentos para empresas e 22.252 atendimentos para pessoas físicas, em 2019. No comparativo com 2018, isso representa um aumento de 36% e 44% respectivamente, totalizando 123.814 atendimentos. No quesito satisfação com os serviços, o índice geral foi de 9,54.

Diferente de anos anteriores, a premiação de 2019/2020 ocorreu de forma 100% digital. Além disso, durante cinco dias foram disponibilizados conteúdos e capacitações de forma online, no We2020.

PREMIAÇÃO
A premiação também precisou ser adaptada ao momento. Os participantes receberam uma caixa lacrada, contendo a modalidade do reconhecimento, que só poderia ser aberta durante o evento ao vivo. A comprovação de integridade do material se deu por meio de fotos.

 Em Maringá, onde há mais de 27 mil Microempreendedores Individuais, a gerente da Sala do Empreendedor, Cassia Mendonça, cita algumas ações que considera terem contribuído para a melhoria do atendimento no último ano: entrou em operação a Sala Digital, estendendo os serviços da unidade e facilitando o acesso por meio da internet; o Programa Desenvolve MEI capacitou 23 empreendedores em áreas como vendas, marketing, finanças, gestão, crédito, entre outras; outra ação de destaque foi o Seminário de Empreendedorismo e Inovação.

“Temos apoio da administração municipal, estamos engajados com as secretarias no reforço do Maringá Compra junto aos empreendedores, informando que eles também podem ser fornecedores do município e do Estado. Fizemos várias oficinas em temas diversificados. E os empreendedores demonstraram interesse de participar de um Desenvolve MEI avançado, um retorno positivo sobre o projeto”, conta da gerente.

Cassia ressalta que, em 2019 e em 2020, a Sala tem fortalecido estratégias para promover acesso ao crédito. “Atingimos R$ 1 milhão em microcrédito concedido através da Sala, com agentes capacitados pelo Sebrae e Fomento Paraná”, destaca.

Além de Maringá, no território da Regional Noroeste do Sebrae/PR, ficaram com o Ouro Astorga; Campo Mourão; Cianorte; Colorado; Goioerê; Loanda; Mandaguari; Marialva; Nova Esperança; Paranavaí; Pérola; Querência do Norte; e Umuarama.

No link: https://www.sebraepr.com.br/selo-de-referencia-em-atendimento/ é possível acessar a lista com todas as salas e suas premiações.

Fonte: Jornalistas Fernanda Bertola e Adriano Oltramari
www.pr.agenciasebrae.com.br – Fotos: Divulgação/Sebrae-PR