Secovi reúne 600 pessoas para comemorar Dia do Síndico

Evento, no Buffet Vivaro, valoriza e reconhece o importante papel desempenhado pelos gestores de condomínios

O síndico cumpre a nobre missão de cuidar de vidas e administrar conflitos. A definição é do vice-presidente do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR), Regional Noroeste, Marco Tadeu Barbosa.

Na sexta-feira (28/11), a instituição reuniu cerca de 600 pessoas, no Buffet Vivaro, em Maringá, para celebrar o Dia do Síndico, comemorado em 30 de novembro.

Valorizar                                        

A noite festiva contou com a presença de síndicos, prestadores de serviços, parceiros e patrocinadores.

Vice-presidente do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR), Regional Noroeste, Marco Tadeu Barbosa

Para Marco Tadeu Barbosa, o síndico trabalha 24 horas por dia. “O gestor do condomínio desempenha uma função onde os elogios são raros e a crítica é uma constante. Por isso, o Secovi realiza o jantar para reconhecer e valorizar o papel deste administrador”, destaca.

Presidente do Secovi-PR, Ricardo Hirodi Toyofuku

‘Muitos sócios’

O presidente do Secovi-PR, Ricardo Hirodi Toyofuku, que fez questão de estar presente na comemoração, ressalta que o síndico precisa se profissionalizar; participar de cursos, treinamentos; e dominar as ferramentas de gestão. “Os condomínios são empresas de muitos sócios. O síndico precisa aliar as características empreendedoras com a visão empresarial”, declara.

Carlos Ribas Tavarnaro, vice-presidente do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR), da Regional Campos Gerais, de Ponta Grossa

Harmonia

Carlos Ribas Tavarnaro, vice-presidente do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR), da Regional Campos Gerais, de Ponta Grossa, também se fez presente no evento de Maringá, e acrescenta que a formação dos síndicos é fundamental para a tomada de decisões de forma rápida, com segurança e que estabeleça um clima de harmonia entre as famílias que residem nos condomínios.

Oportunidades

Os três diretores do Secovi-PR reforçam que o papel do sindicato é proporcionar as oportunidades para os síndicos se manterem atualizados e preparados para administrar os condomínios. “Além dos gestores, temos eventos voltados para os colaboradores, que convivem diaramente com os moradores”, comentam.

Síndica Leila Mary Ventura da Silva: “O principal desafio do síndico é zelar pela segurança e administrar os conflitos”

Desafio

Há 12 anos, no comando do Conjunto Residencial Sílvio Magalhães Barros, em Maringá, Leila Mary Ventura da Silva, tem sob a responsabilidade a vida de 1.200 pessoas. Ela afirma que o principal desafio do síndico é zelar pela segurança delas e administrar os conflitos. A maioria provocada pela falta de diálogo e por pequenos problemas.

Síndica Vera Lúcia de Campos Rother: “Temos a obrigação de ser transparentes e manter os moradores informados sobre o uso do dinheiro em caixa”

Segurança

Vera Lúcia de Campos Rother, mora no Condomínio Residencial Sul há 40 anos. Dez deles dedicados à gestão da unidade. Ela diz “conhecer” tudo. Uma característica que facilita a gestão do local. Semelhante à amiga Leila, a principal preocupação é a segurança dos moradores e o rigor com a administração dos recursos financeiros. “Temos a obrigação de ser transparentes e manter os moradores informados sobre o uso do dinheiro em caixa”, frisa.

Homenagens e Brindes

A Diretoria do Secovi-PR aproveitou o Jantar do Dia do Síndico para homenagear um grupo de parceiros e patrocinadores.

Houve um espaço também para farta distribuição de brindes. A noite terminou embalada pelo repertório da Banda Dancing Days, de Maringá. Com clássicos do rock pop dos anos 60, 70 e 80, é considerada uma das melhores bandas retrô do Sul do Brasil.

Fonte: Claudio Galleti
Fotos: Gabriela Borges Sastre e Henrique de Proença Gonçalves/Secovi.