A Prefeitura de Maringá, por meio das secretarias de Infraestrutura e Limpeza Urbana zera fila de recolhimento de inservíveis avança para solucionar desafios e garantir uma cidade ainda melhor

No Contorno Sul, por exemplo, as equipes realizam manutenção asfáltica constantemente e iniciou obras de ajustes nas canaletas de drenagem. Com a Pedreira Municipal em pleno funcionamento, a usina de asfalto foi reativada e o município pretende realizar a compra de uma nova usina.

Por meio do trabalho de recuperação asfáltica, diversas vias da cidade ganharam asfalto novo. O recapeamento, por exemplo, foi realizado nos 10 cruzamentos do Centro em que havia paver, garantindo melhores condições de trafegabilidade aos motoristas.

Desde o início do ano, foram aplicadas mais de 12 mil toneladas de massa asfáltica para melhorias em ruas e avenidas. “Também realizamos manutenção e recuperação de 95 km de estradas rurais, com aplicação de cascalho, fresa e uso de rolo compactador, facilitando a vida das pessoas que vivem na região rural”, disse o secretário de Infraestrutura, Limpeza Urbana e Defesa Civil, Vagner Mussio.

Na Avenida Morangueira, a equipe da Seinfra solucionou um problema histórico de alagamentos que se arrastava há anos. Com equipe própria e economia de mais de R$ 600 mil, o município realizou as obras na avenida, que contam com dreno natural, novas bocas de lobo e ampliação de galerias pluviais. Desde a inauguração em abril, foram registradas duas chuvas de com volume superior a 40 mm e não houve registros de alagamentos.
No Contorno Sul, além das melhorias no asfalto e sinalização até que as obras de duplicação sejam realizadas, a Secretaria de Infraestrutura iniciou obras nas canaletas de drenagem, que já causaram diversos acidentes. “As canaletas são importantes para o escoamento da água e serão mantidas. O que nossa equipe está fazendo é reduzir a profundidade e ampliar a largura da canaleta, o que garante que ela continue com a função de escoamento da água, mas com uma estrutura diferente para evitarmos novos acidentes”, disse Mussio.

Na Secretaria de Limpeza Urbana, o município reestruturou o setor de arborização urbana e, desde o início do ano, realizou mais de 10,3 mil serviços, como podas, remoções, desbarras e destocas. “Seguimos com o trabalho intenso da equipe de servidores e, de forma paralela, trabalhamos na elaboração de processo licitatório para contratação de uma empresa que fará 12,5 mil remoções e 50 mil podas de árvores.
As podas são fundamentais para o equilíbrio das árvores e evitam quedas”, disse o secretário de Infraestrutura, Limpeza Urbana e Defesa Civil, Vagner Mussio.

O secretário também destaca uma mudança na estratégia de trabalho das equipes de arborização, com foco na eficiência e agilidade. “Quando nossa equipe sai para a rua, não vai para atender um protocolo apenas naquela via, mas sim atuar de forma concentrada naquele bairro, aproveitando que todo maquinário e força de trabalho está ali. Na Avenida Paranavaí, por exemplo, fomos para remover uma árvore e removemos 42 árvores secas ao longo da avenida em uma só operação”, afirmou.

Na gestão de resíduos, a Secretaria de Limpeza Urbana otimizou o recolhimento de inservíveis, como sofás, móveis e colchões em geral, e zerou a fila de espera, que era de 2.200 protocolos no início do ano. O tempo para atendimento dos protocolos de recolhimento de inservíveis caiu 90%. “Para melhorar o atendimento com a coleta seletiva, estamos com uma força-tarefa para recuperar a frota de caminhões, que é antiga e não teve manutenção adequada nos últimos anos. Também estamos locando mais cinco caminhões para a coleta convencional e vamos reforçar as equipes com a realocação de servidores de outros setores e a contratação de mais profissionais”, explicou Mussio.
Fonte: Secom
Fotos: Rafael Macri/PMM.
Revista AZ Magazine de Maringá Site oficial da Revista AaZ Magazine de Maringá








