Coordenadores de núcleo se reuniram na Sicredi Dexis, na quinta-feira (25/07), para participar do último evento de prestação de contas do primeiro semestre da cooperativa. Foram apresentados em todas as regionais os balanços financeiros e de campanhas.
Na comparação com o primeiro semestre do ano passado, o número de associados cresceu 4,75% e chegou a quase 241 mil, número acima do projetado pela cooperativa. Considerando associados, poupadores e cotitulares, a Sicredi Dexis tem relacionamento com quase 362 mil pessoas.
Também superaram as expectativas os resultados financeiros. Tendo em conta o mesmo período como base, a carteira de crédito saltou de R$ 6,3 bilhões para R$ 8 bilhões, um crescimento de 26,2%. Os recursos totais avançaram 32,4%, saltando de R$ 8,6 bilhões para R$ 11,44 bilhões. Com 41% de evolução, o resultado operacional aumentou de R$ 150 milhões para R$ 211 milhões.
Destaque para a evolução do patrimônio líquido, que avançou de R$ 990 milhões em junho de 2023 para R$ 1,175 bilhão em junho de 2024. “Era um sonho antigo da cooperativa vencer a barreira de R$ 1 bilhão de patrimônio líquido. É motivo de orgulho a superação desta marca, que representa a nossa força e relevância no cenário do cooperativismo de crédito”, disse o presidente da Sicredi Dexis, Wellington Ferreira.
Também foram apresentados resultados parciais de promoções e campanhas que serão realizadas pela cooperativa até o fim de 2024. Na Poupança Premiada, iniciada em fevereiro de 2024, oito associados foram contemplados com R$ 5 mil cada, totalizando R$ 40 mil em premiações até junho – em outubro, será realizado sorteio de R$ 500 mil e em dezembro o de R$ 1 milhão.
Pela Campanha União Solidária já foram arrecadados R$ 2 milhões neste ano até junho, impactando 500 entidades de 130 cidades e mais de 360 mil pessoas. Nesta campanha, são vendidos cupons de sorteios, cujos prêmios são iPhones e três carros. “Realizada pelo Instituto Dexis, com apoio da Sicredi Dexis e Cocamar, essa é uma campanha significativa para nós pelo impacto positivo gerado para as instituições sociais que atendem milhares de pessoas”, comentou Ferreira.
Na campanha Capital Premiado, que premia associados que capitalizam na Sicredi Dexis, foram capitalizados cerca de R$ 61 milhões até o fim do primeiro semestre. E quem participa concorre a prêmios: já são 25 ganhadores de vales-compra de R$ 10 mil e R$ 5 mil. Ao final da campanha, em 7 de dezembro, serão sorteados cinco vales-compra, cada um equivalente a um carro elétrico Volvo EX30.
O presidente ainda falou sobre recursos para o Plano Safra 2024/2025. A Sicredi Dexis disponibilizará mais de R$ 4 bilhões, com expectativa de beneficiar mais de 22 mil associados.
Para finalizar, Ferreira ressaltou o aumento do índice NPS (satisfação do cliente), que atingiu a marca de 72%, e apresentou as agências que foram reinauguradas no semestre: Londrina Tiradentes/PR e Tuneiras do Oeste/PR; outras cinco agências serão reinauguradas em agosto e em 2025.
Participações
O agricultor Horácio Augusto da Silva Neto, de Munhoz de Mello, é associado desde 2004 e não perde uma reunião de prestação de contas. “É uma maneira de acompanhar a transparência da cooperativa e de tirar dúvidas. A Sicredi tem me apoiado em diversos projetos desde que me tornei associado. Aliás, o associativismo tem tudo a ver com a nossa cidade, que possui diversas associações, algumas das quais faço parte, para promover o desenvolvimento local. Acompanhados, vamos mais longe”, declarou.
Associada há cinco anos, Ellen Aparecida Pavani já fez parte do Comitê Mulher da Sicredi e se declara fã da cooperativa. Para ela, a participação nas reuniões de prestação de contas é importante para saber no que a Sicredi vem investindo e como evolui. “Tenho orgulho de fazer parte disso e de trocar experiências com outros associados. No dia a dia, não perco a oportunidade de indicar a Sicredi, única instituição onde possuo conta”, contou.
Entre as dúvidas dos participantes estiveram ações da Sicredi Dexis contra fraudes. Segundo o diretor de Operações, Walter Silva, a Sicredi Dexis tem orientado a população por meio de programas de televisão, rádio e outras mídias, além do relacionamento, a não fornecer informações via ligações ou contatos virtuais. “A Sicredi não liga perguntando sobre PIX, sobre compras, solicitando confirmações ou dados. As pessoas devem desligar imediatamente o telefone. A conscientização também acontece por meio do nosso aplicativo”, disse.
Além disso, a Sicredi Dexis tem estudado, junto a startups, estratégias tecnológicas que estão em teste no mercado para ‘derrubar’ contatos de fraudadores e, ao mesmo tempo, enviar mensagens de alerta aos associados.
Fonte: Giovana Campanha/Matéria Comunicação
Fotos: Divulgação/Sicredi Dexis.