Ao estabelecer o propósito de ‘construir juntos uma sociedade mais próspera’, a Sicredi União PR/SP externaliza o compromisso que permeia o trabalho e ações da instituição cooperativa desde a fundação, há 35 anos, e tem investido fortemente nas comunidades onde está inserida.
Num ano de pandemia não foi diferente. Foi preciso transformar as formas de fazer negócios – a Sicredi União adotou assinatura eletrônica para contratação de produtos e serviços, digitalizou processos, entre outros –, mas também transformou a forma de atender a comunidade. No tradicional Dia C, que nos anos anteriores produziu pizzas e fraldas geriátricas, neste ano gerou renda para costureiros e distribuiu máscaras para a população e dezenas de entidades.
Funcionou assim: mulheres de baixa renda e imigrantes foram remunerados pela produção de máscaras feitas com tecidos de uniformes e com malhas de fios sustentáveis. Pelo trabalho, eles receberam R$ 50 mil. Já as máscaras foram doadas a dezenas de instituições que atendem idosos, pacientes com câncer e catadores de recicláveis, mas também foram destinadas à população, que as recebeu em troca de alimentos – todos os donativos foram encaminhados a imigrantes e pessoas de baixa renda.
E para fechar o ano a campanha Árvore Solidária envolveu as 110 agências com o objetivo de incentivar a doação de alimentos entre os colaboradores e a comunidade. A meta? Arrecadar cem toneladas. Mas diante do empenho, o resultado foi ainda melhor: 128 toneladas de arroz, feijão, farinha, açúcar, leite, alimentos em conserva, panetone, entre outros alimentos. As doações estão sendo destinadas a 220 entidades e beneficiarão cinco mil famílias.
Esta é a décima edição da campanha, que acontece em todas as agências da cooperativa, que atua norte e noroeste do Paraná e centro e centro-leste paulista. A Árvore Solidária foi lançada em 13 de novembro com o foco de combater a fome. “O projeto é gratificante. Envolvemos os colaboradores e associados e doamos o equivalente a mais de 8,5 mil cestas básicas, que são destinadas a pessoas de baixa renda ou que perderam a renda durante a pandemia”, destaca o presidente, Wellington Ferreira.
Com a campanha, a Sicredi União, além de ajudar a comunidade, dá sua contribuição aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), do Pacto Global, do qual é signatária. Entre os ODS está a meta do Brasil erradicar a fome até 2030.
Fonte: Jornalista Giovana Campanha/Matéria Comunicação – Foto: Divulgação.