Smart Space em parceria com GameSe promove primeiro campeonato UniCV Game

Inscrição para torneio eletrônico está aberta; equipes devem ter pelo menos um aluno da instituição

Que tal participar de um campeonato de League of Legends (LoL) dentro da universidade? Essa é a proposta do Centro Universitário Cidade Verde (UniCV). Por meio de uma parceria do Smart Space e a empresa GameSe, a instituição vai promover o primeiro torneio interno Unicv Game. As inscrições começaram no dia 20 de março e vão até 15 de abril, e podem ser feitas neste link  (www.GameSe.gg).

As equipes poderão ser formadas inclusive com integrantes da comunidade externa, desde que no grupo tenha pelo menos um aluno da UniCV. O objetivo é aproximar o meio acadêmico e a sociedade, além de promover a integração dos estudantes, principalmente entre aqueles que estão no ensino presencial e os que estão no a distância (EAD), e ainda oportunizar novas formas de aprendizado.

Para o diretor acadêmico do UniCV, Alex Alves, jogos on-line são uma maneira de se comunicar com os estudantes. “Temos uma geração tecnológica sedenta por inovação, os games têm o poder de atrair e conversar com esse público. Vejo nessa forma de entretenimento um caminho para criar conexões e oportunidades de ensino. Podemos usar a dinâmica dos jogos para transmitir conhecimento, como por exemplo, conceitos de matemática, raciocínio lógico, idiomas, programação, trabalho em equipe e muito mais”, explica Alex.

Jhonatan Silva, sócio da GameSe, compartilha do mesmo pensamento. “Eu particularmente acredito ser uma excelente e importante ação. Uma das principais formas de aprendizado é através do despertar do interesse, e os e-sports fazem parte da vida dos jovens. Três em cada quatro brasileiros consomem algum tipo de jogo eletrônico. É fundamental que as instituições de ensino proporcionem ao seu ecossistema relações saudáveis com esse universo, de forma a agregar valor proporcionando engajamento e interesse que com certeza irá refletir na permanência do aluno na graduação. Sem contar os ganhos cognitivos, de trabalho em equipe, conexão e relação interpessoal que a prática de e-sports pode proporcionar”, comenta.

Setor em expansão

O Smart Space é focado em fomentar o empreendedorismo no meio acadêmico e viabilizar a conexão de estudantes a oportunidades de negócios e tendências de inovação. “O UniCV Game faz parte dessa missão, pois o evento também é uma chance de apresentar aos alunos um mercado que só faz crescer: o de jogos eletrônicos”, diz a coordenadora, Camila Caobianco.

De acordo com relatório sobre entretenimento e mídia da PwC 2022-2026, o Brasil foi considerado o maior mercado de videogames na América Latina, com faturamento de US$ 1,4 bilhão em 2021. A expectativa é de que alcance US$ 2,8 bilhões em 2026. O levantamento mostrou que a taxa de crescimento anual deste mercado é 15,2%.

O UniCV está preparado para atender e dar suporte aos alunos interessados pela área.

Campeonato UniCV Game

A competição é realizada pelo Smart Space e organizada pela GameSe, que também oferecerá a plataforma onde ocorrerão as batalhas. A abertura dos jogos e as três primeiras partidas estão marcadas para o dia 22 de abril.  O torneio tem duração de três meses com disputas sempre aos sábados de 9h às 12h.

Serão 32 equipes com cinco integrantes, um deles obrigatoriamente deve ser aluno ou colaborador do UniCV. A taxa de inscrição é de R$150. O time vencedor leva o prêmio de R$ 1 mil em dinheiro.

Segundo Jhonatan Silva, a expectativa é alta. “Estamos esperando um público de aproximadamente 200 jogadores e mais de três mil espectadores acompanhando as partidas em transmissões com narrações e muitas interações”, conta.

League of Legends (LoL)

O League of Legends (LoL) é um jogo eletrônico do gênero MOBA (Multiplayer Online Battle Arena), desenvolvido e publicado pela empresa Riot Games. Foi lançado em 2009 e chegou aos servidores brasileiros em 2012.

A dinâmica consiste em duas equipes de cinco jogadores cada, que lutam em um campo de batalha virtual com o objetivo de destruir a base inimiga. Cada jogador escolhe um personagem, chamado de “campeão”, que possui habilidades únicas e papéis distintos na equipe, como tanque, assassino, suporte, entre outros.

Durante a partida, os jogadores lutam contra o time adversário e enfrentam diferentes desafios, como combates com outros jogadores, a captura de objetivos e a destruição de torres. Ao longo do jogo, os participantes adquirem ouro e experiência que podem ser usados para melhorar suas habilidades e equipamentos.

LoL é um dos jogos mais populares do mundo, com uma grande comunidade de jogadores, torneios profissionais e uma cena competitiva extremamente ativa.

Fonte: Valdete São José/Assessoria de Imprensa da UniCV.
Imagem: Freepick.