Tânia agradeceu o apoio e a confiança dos colegas secretários. Disse que vai trabalhar para manter a Câmara Técnica como um ambiente favorável para o debate de boas práticas e para a troca de ideias. “A pandemia da COVID-19 provocou um tsunami na Educação. Temos que usar a nossa união como o principal pilar para fazer a reconstrução do que foi devastado pelo novo coronavírus”, destacou.
ALINHADOS
Para o presidente da Amusep, prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo, o fato de a escolha da professora Tânia ter sido por consenso demonstra o grau de integração entre os gestores. “Em um momento crítico, de imensa dificuldade para um dos setores mais afetados pela pandemia, os secretários dão provas de que estão alinhados para enfrentar o desafio do retorno das aulas presenciais”, ressaltou.
Bernardo recordou que as atividades da Câmara ficaram paralisadas por um ano e quatro meses. A reunião anterior ocorreu em quatro de março do ano passado, dias antes de a pandemia provocar estado de emergência e determinar a paralisação das aulas na Rede Municipal de Ensino nos 30 municípios da região da Amusep.
COMITÊ GESTOR
Durante a videoconferência, foi definida, também, a constituição do Comitê Gestor da Câmara Técnica. Compõem a governança, os secretários municipais de Ângulo, Tânia Cristina Cintra Brunhera; de Astorga, Camila Silva Rosa; de Atalaia, Ariane Vilhena de Paiva; de Ivatuba, João Paulo Pacheco Rodrigues; de Maringá, Tânia Periotto; e de Munhoz de Mello, Tatiane Aparecida Sanches Macedo Roberto. O papel deles é organizar as reuniões, elaborar documentos e encaminhar convites para especialistas participarem dos encontros.
CALENDÁRIO
Outra decisão foi estabelecer o calendário de atividades. Serão realizadas reuniões mensais, sempre às quartas-feiras, às 14 horas. A próxima ficou marcada para o dia 11 de agosto. O tema central será a volta das aulas presenciais.
UNDIME
A presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Paraná (Undime), Marli Regina Fernandes da Silva, também, participou do encontro. Ela aproveitou para divulgar a entidade e convidar os secretários a se filiarem. Citou que a Undime está presente nas principais discussões tanto no Governo Federal quanto no Estadual e que é voz ativa em defesa do ensino público de qualidade e pela valorização dos profissionais, que atuam na área.
PRÊMIO
No encerramento da reunião, a coordenadora da Câmara Técnica apresentou o regulamento do Prêmio “Práticas que Transformam – Alinhando Inovações e Boas Ações”. A iniciativa é da Secretaria de Maringá, com abrangência regional. A proposta é reconhecer e valorizar as atitudes e comportamentos dos profissionais da Educação. São várias modalidades e categorias, que contemplam todo o quadro de servidores da área.
SERVIÇO:
Composição do Comitê Gestor
Ângulo – Tânia Cristina Cintra Brunhera
Astorga – Camila Silva Rosa
Atalaia – Ariane Vilhena de Paiva
Ivatuba – João Paulo Pacheco Rodrigues
Maringá – Tânia Regina Corredato Periotto
Munhoz de Mello – Tatiane Aparecida Sanches Macedo Roberto
Fonte: Jornalista Claudio Galleti/Assessor de Imprensa – Fotos: Divulgação.