O projeto de extensão Manna Team, do Departamento de Informática (DIN), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), está concorrendo no Campeonato Nacional de Robótica em Brasília que se iniciou na terça-feira (27 de fevereiro) e vai até o próximo domingo (2 de março). O projeto é coordenado pela professora Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, que acompanha os times em Brasília durante o torneio.
A competição em questão é para estudantes de escolas públicas e os professores da UEM estão à frente do projeto como orientadores e técnicos para a competição nacional.
O Manna Robotics é uma das principais iniciativas de Robótica do Brasil e do mundo, congregando universidades e escolas públicas em ações e atividades que envolvam as diversas oportunidades de aprendizado e crescimento pessoal proporcionados pela Robótica.
A professora Linnyer explica que “o foco desta delegação de paranaense, formada por estudantes e professores das escolas públicas estaduais, professores da rede municipal e professores universitários, está em representar o Paraná e trazer o troféu para o Estado. Assim, garantimos nossa vaga na etapa internacional”.
Segundo ela “o MannaTeam quer promover um campeonato nosso, que possa incentivar, engajar e motivar jovens e adultos. Como líder, também quero acentuar o crescimento dos nossos estudantes do Manna Robotics, bem como o apoio do diretor do Padre Morelli e da diretora do Colégio Estadual. Tudo o que vemos aqui é a política pública em ação, com apoio da Fundação Araucária, da Seti [Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior], do CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico], do MCTI [Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação] e da Softex [Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro]. Um baita exemplo”.
Este ano, as equipes formadas por estudantes do Manna Team do Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli e do Colégio Estadual de Curitiba foram classificadas e inscritas para a etapa nacional dos torneios nacionais da FIRST.
Fonte: Mateus Alves de Paula/ASC/UEM
Foto: Divulgação/UEM.