Mais de 450 pessoas participaram da entrega do Prêmio Jovem Empreendedor a Vanessa Ferraz, terceira geração do grupo FA Maringá e responsável pelo varejo. A cerimônia foi em 2 de setembro, no Moinho Vermelho e reconhece a trajetória de Vanessa à frente das operações de e-commerce, responsáveis por 30% das vendas.
Só a Emcompre, que pertence ao grupo, recebe mais de 50 mil pedidos por mês, o que a torna uma das primeiras colocadas no ranking de vendas dos marketplaces de cama, mesa, banho e colchões do país. Um time de 30 pessoas faz parte da equipe de Vanessa, que é head do projeto de e-commerce, Emcompre, ZipFlex e BF Colchões.
Para o presidente da Acim, Michel Felippe Soares, “Vanessa inovou e agregou 30% do faturamento. Esse prêmio motiva e inspira jovens empresários a continuar a trabalhar com otimismo e esperança”.
O presidente do Copejem, Lucas Peron, destacou que a homenagem foi uma felicidade dupla: “Vanessa é uma ex-conselheira, o que mostra o quão efetivo o Copejem tem sido na formação de jovens lideranças. E é a primeira mulher a ganhar o prêmio. É uma homenagem tardia, porque as mulheres estão há muito tempo inovando. Vanessa é protagonista de uma história que tem muito a ser inscrita”.
Em seu discurso, Vanessa destacou a importância da experiência de compra. “Inovação e tecnologia proporcionam uma experiência diferente, e é isso o que faz a FA Maringá”. Ela contou que na adolescência foi fazer intercâmbio em Taiwan. “Foi diferente e me fez sair da zona de conforto”.
Contou que é formada em Moda, fez três MBAs e estudou muito sobre marketing digital enquanto o filho Joaquim era pequeno, ingressando na empresa como assistente de marketing em 2015. “Nosso negócio é familiar, foi fundado em 1964, tem 800 colaboradores e sete empresas. Sempre atendíamos os lojistas, mas hoje atendemos o consumidor final pelo ecommerce. Esta trajetória mostra que mesmo as empresas tradicionais podem e devem se reinventar”. Por fim, contou que uma frase do CEO e fundador da Amazon, Jeff Bezos, norteia a vida profissional: “trabalhe arduamente, divirta-se e faça história (Work hard, have fun, make history)”.
Durante a cerimônia os presidentes da Acim e Copejem, que organizaram a homenagem, entregaram o certificado do prêmio para Vanessa.
O homenageado do ano passado, George Coelho, da Labore Saúde Ocupacional, entregou a estatueta feita por um artista local.
Vanessa foi eleita por uma comissão julgadora depois que o nome dela foi indicado na primeira fase do processo de escolha, com a participação de 12 entidades.
Fonte: Giovana Campanha/Matéria Comunicação.
Fotos: Ivan Amorin e Walter Fernandes/Pólen Imagens.