A Vila Operária cresceu e se fortalece pelo potencial econômico, com grande protagonismo no contexto histórico e para o futuro da cidade. Nestes 75 anos de grandes transformações, um aspecto chama atenção: o local não perdeu uma de suas principais características, o perfil acolhedor dos moradores. São com essas pessoas, cerca de 20 mil habitantes do bairro, que a gestão municipal celebra o aniversário e realiza grandes obras e avanços.
“Nosso compromisso é devolver Maringá aos maringaenses e a Vila Operária é prova disso. É neste sentido que trabalhamos incansavelmente para promover melhorias e conquistas, pensando sempre na comunidade”, destaca o prefeito Ulisses Maia. Para o prefeito, as homenagens e melhorias devem ser para as pessoas que, diariamente, constroem o presente e o futuro da cidade.
Desde 2017, a gestão municipal investiu em projetos importantes para a população da Vila Operária e realizou obras que proporcionam mais segurança e qualidade de vida. No período, mais de 3,7 mil km de ruas e avenidas foram recapeados no bairro. O serviço é realizado constantemente e nesta semana as equipes trabalham no recapeamento das ruas Henrique Dias, Pombal, Marcílio Dias, Anhanguera e Avenida Laguna.
No bairro, a população também ganhou uma ciclovia e pista de caminhada com 1 km de extensão na Avenida Riachuelo. O trecho também foi revitalizado com lâmpadas de LED, assim como a Praça Emiliano Perneta, que também ganhou nova iluminação. O espaço, que fica no entorno da Paróquia São José Operário e é importante para o lazer da comunidade, foi reformado e modernizado. No total, cerca de R$ 4,3 mil foram investidos.
A Prefeitura de Maringá também investe na saúde e prepara o projeto de reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. No esporte, o Complexo Esportivo do Brinco da Vila ganhou novos equipamentos e um projeto de formação esportiva de futebol para incentivar o desenvolvimento de novos atletas. No local, o município também pretende realizar a revitalização do gramado e a pintura das arquibancadas.
Para investir na mobilidade, uma nova ciclovia com extensão de 4,4 km é planejada para a Avenida Tuiuti, passando pela Vila Operária. Com isso, a ciclovia vai ligar o bairro a Zona Norte da cidade. O Centro Especializado de Assistência Social (Creas) vai ganhar um laboratório de informática específico para adolescentes que cumprem medida socioeducativa. O objetivo é garantir a integração social e novas oportunidades aos adolescentes.
COMEMORAÇÃO – Neste sábado (27), em celebração aos 75 anos da Vila Operária, a Prefeitura de Maringá preparou uma programação especial no bairro. Para comemorar a data ao lado dos moradores, o município leva diversos projetos como o ′Moeda Verde′, que promove a troca de recicláveis e óleo usado por hortifrutis, o ′Cidadania nos Bairros′, com diversos serviços e atividades gratuitas, além de atrações culturais e esportivas.
As atividades começam a partir das 9h na Praça Emiliano Perneta, ao lado da Igreja São José Operário.
Confira a programação abaixo:
9h – Início das atividades do Cidadania nos Bairros e Moeda Verde
●Atração musical com DJ Josi;
●Recreação infantil com pipoca e algodão doce;
●Corte de cabelo e esmaltação;
●Orientação jurídica;
●Orientação odontológica;
●Orientação de glicemia capilar;
●Massagem corporal;
●Blitz de conscientização em comemoração ao ′Dia Mundial da Limpeza Urbana′ com distribuição de lixocar e conscientização sobre descarte irregular de resíduos;
●Divulgação de vagas de emprego e orientação sobre a carteira digital;
●Exposição da jardineira do City Tour e carros antigos;
●Consulta de CNH, entrega de jogos educativos e mini viatura para foto;
●Conscientização de política sobre drogas e cadastro único;
●Patrulha escolar, canil com apresentação dos cães da Guarda Municipal, equipe de motos GCam, Patrulha Maria Da Penha e orientações sobre o atendimento à vítima;
●Maringá recicla com Drive-Thru de coleta de materiais eletrônicos, roupas, cartelas de medicamento vazias, esponjas usadas e estande de abelhas sem ferrão;
●9h30 – Aulas de Jump;
●10h15 – Aulas de Zumba;
●11h15 – Apresentação do Grupo Lusitanos, dança e música portuguesa;
●14h às 14h40 – Aula de karatê para crianças;
●14h45 às 15h25 – Defesa pessoal para mulheres;
●15h35 às 16h15 – Aulão de ritmos;
●19h – Missa na Paróquia São José Operário;
●20h – Apresentação do Coral da Cocamar.
Fonte: Murillo Saldanha/Secom.
Fotos: Divulgação/PMM.