′Pré-Flim 2023′ terá homenagem a A.A. de Assis, autor do primeiro livro publicado em Maringá

′Pré-Flim 2023′, faz homenagem aos ′90 anos de A.A. de Assis – o fundador da literatura em Maringá′

A 10ª Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) será realizada entre 4 e 8 de outubro, mas o “esquenta” para o evento acontece ainda neste mês. Na próxima quinta-feira (31), os apaixonados por literatura poderão curtir a ′Pré-Flim 2023′, com o tema ′90 anos de A.A. de Assis – o fundador da literatura em Maringá′. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), da Prefeitura de Maringá, o evento acontece às 15h30 na Biblioteca Municipal Bento Munhoz da Rocha (Biblioteca Centro).

O evento prestará uma homenagem a A.A. de Assis, autor de ′Robson′, primeiro livro publicado em Maringá. O boneco do livro ganhará um espaço exclusivo na Biblioteca Centro para exposição. Na sequência, haverá um bate-papo com o escritor.

Recentemente, ′Robson′ foi tombado como patrimônio histórico da cidade por meio da Comissão Especial de Preservação ao Patrimônio Histórico, Artístico e Cultura (CEPPHAC). O decreto foi assinado pelo prefeito Ulisses Maia no dia em que Antônio Augusto de Assis recebeu a comenda ′Dom Jaime Luiz Coelho′, maior honraria entregue no município, pela Câmara de Vereadores.

“Essa ação tem como objetivo valorizar a política pública do livro, leitura e literatura em Maringá, além de preservar a história e importância que A.A. de Assis para a cidade. Será uma oportunidade para as pessoas conhecerem sua história e obra”, afirma o secretário de Cultura, Victor Simião.

A secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, tem agenda confirmada na ′Pré-Flim 2023′, na próxima quinta-feira (31).

Flim – Nos cinco dias da Flim, os participantes terão a oportunidade de participar de mesas redondas e bate-papos literários, oficinas, contação de histórias, lançamentos literários, encontro de clubes de leitura, palestras, saraus, shows de teatro e música e muito mais.

Fonte: Felipe Augusto/Secom.
Foto: Marquinhos Oliveira/CMM.