Instituição dispõe de oportunidades integrais (100%) no ensino presencial e a distância; prazo de inscrição no site do Prouni vai até 15 de janeiro
O Programa Universidade para Todos (Prouni) iniciou na terça-feira (12), o processo seletivo para bolsas de estudo em cursos de graduação. Neste processo, a UniCesumar dispõe de 2.890 vagas integrais (100%), tanto no ensino presencial quando a distância, para ingresso já no primeiro semestre deste ano. As inscrições vão até sexta-feira (15) e devem ser feitas no site http://prouniportal.mec.gov.br/
No ensino presencial, são 390 bolsas distribuídas nas unidades da Instituição em Maringá, Londrina, Curitiba, Ponta Grossa e Corumbá, com destaque para os cursos de Medicina (em Maringá e Corumbá), Direito, Odontologia, Nutrição e Medicina Veterinária. Já no ensino a distância, as 2,5 mil oportunidades divididas em 602 polos, contemplando todas as áreas do conhecimento.
Segundo o reitor da UniCesumar, professor Wilson de Matos Silva, o Prouni é uma é uma excelente oportunidade para quem tem o sonho de realizar uma graduação. “Nossa instituição disponibiliza várias formas de ingresso e, neste sentido, o Prouni pode transformar este sonho em realidade, pois somente o conhecimento é capaz de expandir os horizontes das nossas vidas, ampliando a compreensão do mundo e, principalmente, inserindo novas possibilidades no mercado profissional”, salienta.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 19 de janeiro, com prazo para envio da documentação necessária até o dia 27 de janeiro. O registro no site SisProuni deve ser realizado até o dia 29 de janeiro. Para conferir o cronograma completo e as regras do edital, basta acessar a página do Prouni no site da UniCesumar.
COMO FUNCIONA O PROUNI
Para concorrer às bolsas, o estudante precisa atender a alguns requisitos básicos. É preciso que o candidato tenha participado do Enem em 2019 e obtido nota superior a 450 pontos, além de não ter zerado na redação. Ele também não pode estar cursando (ou já ter cursado) ensino superior, precisa ter feito o ensino médio na rede pública (ou na rede privada por meio de bolsa integral de estudos) e deve comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio.
O Prouni também se estende a professores em exercício do magistério na rede pública de ensino básico. Eles precisam integrar o quadro permanente da instituição em que trabalham e estar concorrendo à vaga em curso de licenciatura ou Pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Unicesumar – Foto: Divulgação