O Dia do Consumidor (comemorado nesta terça-feira, 15), em Maringá teve uma ação especial do Procon. Foram feitas vistorias no comércio com orientações para os lojistas sobre serviços, precificação, disponibilidade do Código de Defesa do Consumidor (CDC), ter contatos do Procon à vista dentro dos estabelecimentos, entre outras situações.
Essa é uma ação que o Procon faz durante todo o ano, em regiões diferentes da cidade e em todos os tipos de comércio. “Queremos que os consumidores tenham os melhores serviços, atendimentos e preços quando forem às compras”, justifica a coordenadora do Procon, Patrícia Parra.
A vistoria de hoje passou por lojas de roupas, de eletrônicos, de utensílios domésticos, acessórios para telefones celular, óticas, entre outros segmentos comerciais.
Patrícia Parra entrou com sua equipe nos estabelecimentos e conversou com proprietários e gerentes. Ela verificou pessoalmente onde ficam os exemplares do Código de Defesa do Consumidor, se os contatos do Procon estão bem visíveis e dedicou especial atenção às vitrines.
Em caso de flagrante da falta de preços nos produtos expostos, o responsável pela loja foi orientado. Todos estabelecimentos com essa irregularidade foram registrados pelos agentes e em breve será feita nova vistoria verificando se as orientações forem cumpridas. Em caso de novo flagrante, haverá autuação.
ALERTA – O Procon de Maringá registrou 22.379 procedimentos no ano passado, sendo 19.545 atendimentos para a comunidade. Esse ano já foram feitas diversas ações. Como vistorias e fiscalizações em postos de combustíveis, livrarias, supermercados, bancos, entre outros. Tudo para garantir boas condições de compras para os consumidores.
Fonte: Andye Iore/Siacom.
Fotos: Aldemir de Moraes.