A semana será agitada na cena cultural de Maringá, com estreia teatral e show de hip hop. Além disso, a agenda dos Convites à Cultura segue com muita música, apresentações e cinema a partir desta segunda-feira (13).
O Convite à Música abre a programação nesta segunda-feira (13), com a apresentação “Cordas Vizinhas”, de Paulo Pereira. Trata-se de um recital de violão solo em homenagem à América Latina. Os ouvintes são convidados para um passeio por diversos países por meio das cordas do violão, no intuito de instigar a busca pela identidade latina.
Na terça-feira (14), Pedro Leal apresenta o “Recital de Música Erudita: Wolfgang Amadeus Mozart”, um concerto de violino solo que traz um compilado de músicas de Mozart, um dos maiores nomes da música erudita mundial.
Na quarta-feira (15), o espetáculo “Substancial”, de Mc LUBS, destaca a participação de mulheres no rap.
Finalizando a programação musical da semana, na quinta-feira (16), o grupo de percussionistas Ana Moraes, Fernando Ponce e Nadyne Vieira apresenta “Batucar”, com instrumentos de percussão não convencionais.
No Convite ao Teatro desta sexta-feira (17), será a vez do espetáculo “In Concertina”. O Palhaço Ritalino vive uma batalha que envolve partituras e bombas, melodia e marreta, o trágico e o cômico. Mesmo com a aparente falta de sorte, o palhaço realiza um concerto emocionante, levando a plateia ao riso e à reflexão.
No sábado (18), o Convite ao Cinema exibirá o filme premiado “A Classe operária vai ao Paraíso”, do diretor Elio Petri. Vencedor do prêmio Cannes/1972, o longa conta a história de Lulu Massa, um operário dedicado e admirado por seus chefes que, após sofrer um acidente em uma das máquinas e perceber o descaso de seus patrões, resolve participar dos grupos revolucionários.
A partir de sábado será realizado o espetáculo “Affectus”, estrelado por Vanderlei Junior, junto com o músico e compositor Eduardo de Carvalho. A apresentação, viabilizada por meio do Edital Aniceto Matti de incentivo à cultura, faz uma reflexão sobre o afeto, com foco na comunidade LGBTQIA+. O espetáculo é intimista e receberá um público limite de 50 pessoas.
Também no fim de semana o hip hop será destaque com “Indexsonnora convida GOG, Dexter & DJ Ed Groove”. O show, que ocorre no sábado, é composto por artistas locais que dialogam com a periferia por meio da música.
Confira o horário e local de cada evento. Todos são gratuitos.
13/06 – CONVITE À MÚSICA: “Cordas Vizinhas”, de Paulo Pereira, às 20h no Teatro Barracão Paulo Mantovani. Classificação indicativa para maiores de 12 anos.
14/06 – CONVITE À MÚSICA: “Recital de Música Erudita: Wolfgang Amadeus Mozart”, de Pedro Leal, às 20h no Teatro Barracão Paulo Mantovani. Classificação Livre.
15/06 – CONVITE À MÚSICA: “Substancial”, de Mc LUBS, às 20h no Teatro Barracão Paulo Mantovani. Classificação Livre.
16/06 – CONVITE À MÚSICA: “Batucar”, de Ana Moraes, Fernando Ponce e Nadyne Vieira, às 20h no Teatro Barracão Paulo Mantovani. Classificação Livre.
17/06 – CONVITE AO TEATRO: “In Concertina”, do Palhaço Ritalino, às 20h no Teatro Barracão Paulo Mantovani. Classificação Livre.
18/06 – CONVITE AO CINEMA: “A Classe Operária vai ao Paraíso”, do diretor Elio Petri, às 20h no Auditório Hélio Moreira. Classificação indicativa para maiores de 18 anos.
18/06 – “Indexsonnora convida GOG, Dexter & DJ Ed Groove”, por IDX Produções Artísticas em parceria com 2 Coelhos Comunicação e Cultura, às 18h na Praça da Prefeitura de Maringá.
18 a 27/06 – “Affectus”, de Vanderlei Junior, às 20h no Teatro Barracão Paulo Mantovani. Classificação indicativa para maiores de 10 anos.
Fonte: Natalia Jorgeto/Secom c/Apoio de João Renato Vilela/Semuc.
Fotos: Divulgação.