A homenagem, organizada por uma comissão formada por amigos e ex-secretários municipais, ocorreu no dia sete de julho. Data em que o político maringaense assinou a ficha de filiação do extinto Partido da Frente Liberal (PFL) e se lançou em uma campanha, onde era o sexto colocado nas pesquisas, entre seis candidatos, e terminou eleito, aos 29 anos, como o primeiro prefeito de Maringá e ter nascido na cidade.
Do longínquo sete de julho de 1988 aos dias de hoje, Ricardo Barros cumpre uma meteórica carreira, onde a marca principal é “política de resultados”, como o próprio parlamentar se autodefine. Da Prefeitura de Maringá, ele saltou para o Congresso Nacional, onde cumpre o sexto mandato como deputado federal. Neste intervalo, teve uma campanha para o Senado, e passagens pelo Governo do Paraná, como secretário de Indústria e Comércio; e pela esplanada dos ministérios, em Brasília, como ministro da Saúde.
Estrategista
Considerado um dos mais principais estrategistas políticos da atualidade, Ricardo Barros, destaca-se, ainda, pelo legado político de ter ajudado a eleger e reeleger o irmão mais velho Sílvio Barros e, depois, o sucessor dele, Carlos Roberto Pupin, a prefeitos de Maringá.
Também, conduziu as campanhas da mulher Cida Borghetti, eleita duas vezes deputada estadual; uma vez, deputada federal; e vice-governadora do Paraná, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo de governadora do Estado; e da
filha Maria Victoria que cumpre o segundo mandato consecutivo como deputada estadual.
Na esfera federal, é respeitado por ser especialista em orçamento público. Atual líder do Governo Jair Bolsonaro, na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros, é tido como um exímio identificador de recursos existentes, por transitar com habilidade, pelos ministérios, e pela capacidade que tem de estimular os prefeitos a elaborarem projetos e a ganharem o direito de ter acesso ao dinheiro para realizar obras e executar políticas públicas.
Inspiração
Sílvio Barros, ao falar em nome da família, lembrou que durante os dois mandatos dele, Maringá chegou a ser a cidade do Estado que mais recebeu recursos da União. Marcelo Belinati, prefeito de Londrina, contou que em um 29 de dezembro, conseguiu liberar recursos para realizar uma série de mutirões para reduzir a fila de cirurgias eletivas e oferecer dentaduras e aparelhos auditivos, para as pessoas que sofriam com a falta de dente e a surdez. “Ao longo destes 34 anos, o Paraná foi inteligente o suficiente para eleger o Ricardo; um profundo conhecedor dos caminhos das pedras, em Brasília”, destocou Sílvio.
A trajetória de Ricardo Barros, também, já reflete na terceira geração dele. A neta Larissa diz que o avô é fonte de inspiração e orgulho para ela. “Se eu conseguir ser metade do que o senhor é já serei uma pessoa feliz”, resumiu.
Olhar para o futuro
A visão global, o poder de articulação, a habilidade de estabelecer diálogo, o espírito municipalista, a garra, a coragem, a rapidez de raciocínio, a agilidade nas tomadas de decisões, o caráter idealista e a capacidade de projetar o futuro. Todas essas características foram citadas nas manifestações dos convidados que prestigiaram o evento ou enviaram depoimentos que foram projetados. O que mais chamou a atenção foi do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, que saudou os presentes e parabenizou Ricardo Barros pelos 34 anos de vida pública.
Prestígio
Entre os 1.200 convidados que prestigiaram o evento, estavam deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores, líderes empresariais e comunitários, correlegionários e admiradores de mais de 200 municípios paranaenses.
O secretário-chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, representou o governador Carlos Massa Ratinho Júnior.
A classe empresarial foi representada pelo ex-presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Jefferson Nogaroli.
Os deputados federais Pedro Lupion e Osmar Serraglio; os deputados estaduais Delegado Jacovós, Doutor Batista, Soldado Adriano José, e Do Carmo;
o presidente da Câmara de Municipal de Maringá, vereador Mário Hossokawa; o ex-prefeito de Marialva, Celso Martini, e
o jornalista e ex-secretário de Comunicação de Maringá, na Gestão Ricardo Barros, Edmundo Albuquerque, também estiveram presentes.
O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira; o prefeito de Curitiba, Rafael Greca; e os deputados estaduais Romanelli, Márcio Nunes, Alexandre Curi, Evandro Araújo, Guto Silva e Tiago Amaral, enviaram depoimentos em vídeo.
Fonte: Jornalista Claudio Galleti
Fotos: Solange e Heitor Marcon e Ricardo Lopes.