O ′Espaço do Empreendedor′ da Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab), da Prefeitura de Maringá, fechou 2022 com 8.399 atendimentos presenciais, 26% a mais que o número registrado em 2021, que foi de 6.629 atendimentos. Além disso, foram registrados cerca de 28 mil atendimentos online, por meio da ′Sala Digital′, totalizando mais de 36,3 mil atendimentos no ano.
Em cinco anos, o número de Microempreendedores Individuais (MEIs) quase triplicou em Maringá. Em 2016, a cidade tinha 14,6 mil MEIs, e hoje são 41,9 mil. Desses. 5.243 foram abertos em 2022.
“Os pequenos negócios são fundamentais para a economia maringaense e temos números muito positivos. No ′Espaço Empreendedor′, a gestão municipal oferece serviços e proporciona consultorias, cursos, créditos, entre outros incentivos aos empreendedores”, considera o secretário da Setrab, Francisco Favoto.
Outro número de destaque foi a realização de 370 operações de crédito, somando R$ 2,1 milhões concedidos ao ano para os empreendedores. A medida auxilia os MEIs, colaborando para gerar emprego e renda. A estimativa do ′Espaço do Empreendedor′ é que os MEIs movimentam R$ 1,8 bilhão anualmente e empregam 41 mil trabalhadores.
Maringá tem quase 80 mil empresas registradas na Prefeitura, sendo que as pequenas empresas representam 85% desse volume. “Estamos sempre prontos para atender os empreendedores que precisam de ajuda. O apoio da gestão municipal mantém as empresas abertas e crescendo cada vez mais”, avalia a diretora do ′Espaço Empreendedor′, Cássia Mendonça.
Em 2022, foram promovidos cursos e oficinas de mídias digitais, app canvas, gestão financeira, marketing digital, compras governamentais, designs, rodadas de negócios, entre outros, além de palestras sobre venda, gestão financeira, mentalidade empreendedora e compras públicas. Para 2023, a gestão municipal pretende ampliar a agenda de ações e eventos.
O trabalho realizado em 2022 resultou em premiações para o ′Espaço do Empreendedor′, como o “Selo Ouro”, o Prêmio Cidade Empreendedora e o Selo Prata em “Referência no Atendimento”, todos pelo Sebrae. Além disso, o Espaço ficou em segundo lugar no Acesso ao Crédito para municípios acima de 200 mil habitantes – pelo Fomento Paraná, do Governo do Estado.
Fonte: Andye Iore/Secom.
Fotos: Arquivo/PMM.