Iniciativa aumentará atividades e ações sobre cidadania destinada aos jovens de escolas públicas; cooperação permitirá bolsas de extensão aos participantes do projeto
Por meio dessa cooperação, firmada pelo Programa Universidade sem Fronteiras, acadêmicos e recém-formados dos cursos de Direito, Ciências Sociais e Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá (UEM), participantes do projeto intitulado “Construindo a Cidadania” receberão bolsas de extensão. O investimento será de R$ 102 mil. A vice-reitora da UEM Gisele Mendes e o prefeito Ulisses Maia assinaram, ontem (17), o termo de cooperação técnica.
A proposta é investir na juventude e incentivar o exercício da cidadania, a fim de construir uma geração mais participante na sociedade e ampliar a conscientização de direitos e deveres. Com esse projeto, o município pretende promover mais atividades com adolescentes e jovens matriculados em escolas estaduais.
O projeto Construindo a Cidadania deve promover um circuito de diálogos com alunos do ensino médio de oito escolas estaduais de Maringá. Em cada escola, serão realizados oito encontros sobre temas, como cidadania, direitos e deveres e outros.
Para a vice-reitora da UEM, Gisele Mendes, o diálogo entre a instituição e o município fortalecerá ainda mais o desenvolvimento do projeto, inclusive na construção do conhecimento dos estudantes e de seus direitos e deveres, como cidadãos em ações destinadas à comunidade.
O prefeito Ulisses Maia comentou que a parceria deve ampliar os resultados dessa iniciativa. “Com a UEM, ao nosso lado, além da conscientização dos jovens e adolescentes sobre o exercício da cidadania, os acadêmicos e recém-formados da instituição vão desenvolver trabalhos científicos, o que é fundamental para a discussão e resolução de problemáticas da sociedade”.
Construindo a Cidadania, criado pela atual gestão municipal, já atendeu mais de 20 escolas estaduais de Maringá. O projeto obteve nota máxima no edital do programa Universidade sem Fronteiras.
Para a secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Ana Nerry, a parceria e a aprovação com nota máxima no edital reforçam a importância da ação. “Estamos consolidando Maringá como uma cidade que promove oportunidades para os jovens e inclui a juventude de forma efetiva na sociedade”, diz a secretária.
Também estiveram presentes na cerimônia de assinatura do termo de cooperação técnica: o vice-prefeito e secretário de Aceleração Econômica e Turismo, Edson Scabora; a secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Ana Nerry, além de outros secretários municipais; da deputada estadual Ana Júlia; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Maringá), Eder Fabrilo Rosa; o juiz de direito, Fábio Bergamin Capela, entre outras autoridades e representantes de organizações e entidades.
Fonte: Liliana Mello Fedrigo/ASC/UEM.
Fotos: Rafael Macri/PMM.