A construção de Maringá e o papel do Legislativo

Em dezembro de 2025, a Câmara de Maringá completou 73 anos de existência. Comparada aos Legislativos de Paranaguá (370 anos), Curitiba (332 anos), Lapa (256 anos), Castro (168 anos) e São José dos Pinhais (173 anos), entre outros, a instituição maringaense ainda é considerada jovem.

Ao longo dessas sete décadas, sua composição sempre refletiu a população que construiu a cidade. Uma miscigenação de europeus, árabes e asiáticos, atraídos inicialmente pela fertilidade da terra roxa e pela valorização mundial do café.

Maringá é hoje a terceira maior cidade do Paraná, com 429.660 habitantes, segundo estimativa do IBGE. É reconhecida pela ONU como “Cidade Árvore do Mundo” e figura entre as melhores cidades do Brasil para se viver, com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,808, em uma escala próxima de 1,0, considerada alta, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Diante disso, a preservação histórico-cultural é fundamental para a construção da identidade e a valorização de sua gente.

Com a participação dos vereadores, foi possível à administração municipal garantir o crescimento da cidade em áreas como saúde, educação, transporte, habitação, saneamento básico, geração de empregos, turismo, entre outras.

Foi assim que o antigo estádio municipal, construído em 1953 pela diretoria do Melhoramentos Futebol Clube, foi transferido à prefeitura em 1961 e transformado no atual Estádio Willie Davids.

Foi assim que a mobilização local garantiu junto ao governo paranaense a fundação da Universidade Estadual de Maringá, em janeiro de 1970.

Foi assim também que lideranças civis e políticas viabilizaram a edificação da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, concluída em 1972, quando Maringá completou 25 anos. E muitos outros marcos seguiram esse mesmo caminho.

Sem a união de forças, pouco se alcança no desenvolvimento de uma sociedade. Em respeito à herança recebida e motivada por novos desafios, a história é preservada por meio de relíquias que simbolizam superação e identidade.

Se você ou alguém da sua rede de contatos possui um objeto, documento, fotografia ou móvel que ajude a resgatar a história da Câmara de Maringá, entre em contato pelos telefones: (44) 3027-4053 ou (44) 3027-4141.

Fonte: Assessoria de Imprensa/CMM.
Fotos:  Acervo Histórico e Raony Piratello