Prefeitura de Maringá recupera gramado do estádio Willie Davids

Manutenção inclui obra de drenagem, corte e aplicação de fungicida e de adubo na grama

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, iniciou os serviços para a recuperação completa do gramado do estádio Willie Davids. A intervenção, necessária para acabar com pragas que estavam comprometendo o campo, inclui nova drenagem, corte específico do gramado e aplicação de fungicida e de adubo.

A recuperação começou neste mês de julho, após a realização dos eventos que já estavam programados, já que o processo exige um período mínimo de 30 dias sem cobertura ou uso intenso do campo

Os trabalhos começaram na semana passada com a execução da nova drenagem para melhorar o escoamento da água da chuva. Na sequência, o gramado passou pelo chamado ‘corte vertical’, técnica que perfura a raiz para remover a palha seca, favorecendo o crescimento uniforme da grama. O processo também inclui a aplicação de fungicida para combater pragas e, posteriormente, adubação específica para fortalecer a folhagem. O objetivo é garantir mais resistência ao gramado e recuperação mais rápida após a realização de jogos.

Nos trechos do campo em que a recuperação não for possível, haverá a troca do gramado

Nos trechos do campo em que a recuperação não for possível, haverá a troca do gramado. O serviço é executado por empresa vencedora do processo licitatório, com contrato assinado em abril deste ano.

O gramado passou pelo chamado ‘corte vertical’, técnica que perfura a raiz para remover a palha seca, favorecendo o crescimento uniforme da grama

A recuperação começou em julho, após a realização dos eventos que já estavam programados, já que o processo exige um período mínimo de 30 dias sem cobertura ou uso intenso do campo. Após essa etapa, o gramado receberá manutenção diária e acompanhamento de um engenheiro agrônomo a cada 15 dias.

Além de partidas de futebol, o Willie Davids estará aberto para outras competições e eventos. Quando houver um show musical, por exemplo, o gramado será coberto com piso específico para evitar danos.

O secretário de Esporte e Lazer, Paulo Biazon, lembra que novos investimentos estão previstos para o estádio nos próximos meses. “Estamos elaborando orçamento para a troca da pista emborrachada de atletismo. Em breve também faremos a troca da iluminação do estádio. Estamos ainda revendo valores de aluguel do campo para clubes de fora de Maringá, com o intuito de valorizar os times da nossa cidade. Desta forma, conseguimos nos capitalizar para bancar reformas em outras partes do estádio e, assim, oferecer um espaço com mais qualidade a atletas e visitantes”, disse.

Fonte: SeCom
Fotos: Rafael Macri/PMM.