ACIM entrega Comenda Américo Marques Dias para Luiz Lourenço da Cocamar nesta sexta (10)

ACIM entrega Comenda Américo Marques Dias para Luiz Lourenço da Cocamar nesta sexta (10)Cerca de 500 pessoas são esperadas na cerimônia de entrega da Comenda Américo Marques Dias, concedida pela ACIM, a Luiz Lourenço, presidente do Conselho de Administração da Cocamar Cooperativa Agroindustrial. Será nesta sexta-feira (10), às 20 horas, no Moinho Vermelho, em Maringá. É a maior honraria concedida pela entidade.

Destaque em cooperativismo e no agronegócio brasileiro, Lourenço nasceu em Garça/SP, em 1942, e se mudou para a área rural da recém-fundada Maringá aos 11 anos, onde a família veio produzir café. Aos 18 anos, começou a trabalhar numa multinacional de compra de café e algodão, como contínuo, fez carreira e chegou a gerência. Em 1971 foi convidado para trabalhar na Cocamar como auxiliar operacional, dois anos depois era gerente-geral, em 1979 se tornou diretor e em 1989 assumiu a presidência executiva eleito pelos cooperados.

Na gestão dele a Cocamar implantou um dos maiores parques industriais cooperativos brasileiros, com produção, refino e envase de óleo de soja, extração de óleo de algodão, indústrias de fios de algodão e seda, torrefadora de café e outras estruturas. O parque industrial foi ampliado com a instalação de produção de néctares de frutas e bebidas à base de soja, molhos, maioneses, farinha de trigo, álcool doméstico, rações, fertilizantes foliares e biodiesel.

Ele esteve à frente da diretoria executiva até 2013, quando assumiu a presidência do Conselho de Administração. Atualmente a Cocamar é uma das principais cooperativas agropecuárias do país, com mais de 16 mil cooperados atendidos por 100 estruturas no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

ACIM entrega Comenda Américo Marques Dias para Luiz Lourenço da Cocamar nesta sexta (10)Na trajetória da liderança cooperativa consta ainda a presidência da Credimar (1990-1996 e que se tornou a Sicredi União PR/SP), diretor da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), sócio institucional da Sociedade Rural do Paraná, diretor da Sociedade Rural de Maringá, além de ter recebido a Comenda Ordem do Mérito do Comércio do Paraná outorgada pela Fecomércio, comenda Ordem do Pinheiro, concedida pelo governo do Paraná e Cidadão Benemérito de Maringá, Paranavaí e São Tomé. Da ACIM, Lourenço já recebeu o título de Empresário do Ano em 2001.

O último homenageado com a Comenda Américo Marques Dias, em 2019, foi Antonio Tadeu Rodrigues, presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), de Maringá (PR).

Fonte: Giovana Campanha/Matéria Comunicação.
Foto: Ivan Amorim/Pólen Imagens.