ACIM reinaugura sede e homenageia lideranças nesta segunda-feira (27)

O prédio histórico onde fica a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), passou por reforma recente e, assim, ganhou novos espaços para cursos e ambiente de inovação (Inovus), além da revitalização das áreas administrativa, comercial e o local onde ficam entidades. Para marcar essa etapa, a sede será reinaugurada nesta segunda-feira (27/09), em uma cerimônia que vai homenagear, com os nomes de espaços, empresários e lideranças que ajudaram a construir a história da entidade. A cerimônia terá as presenças do governador Ratinho Junior; do chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva; do prefeito Ulisses Maia; além de deputados, vereadores, secretários municipais e presidentes de entidades de classe.

A entidade funciona no mesmo local desde 2002, na gestão de Jefferson Nogaroli. Depois, em 2011, o prédio foi reformado durante a gestão de Adilson Emir Santos e agora, na presidência de Michel Felippe Soares, recebeu nova revitalização, inclusive da fachada, que trouxe modernidade à estrutura. Mas o prédio data de 1954, onde inicialmente funcionava a loja Prosdócimo.

No total, são quase 4 mil metros de área construída distribuídos em três andares, o que garante atendimento e a prestação de serviços para os mais de 4,5 mil associados. Na recente reforma, no térreo, as salas de cursos ganharam tecnologia para abrigar a Escola de Negócios, que substitui o Centro de Capacitação. No primeiro andar a reforma contempla a criação do Inovus, um programa de inovação e aceleração de ideias com o acompanhamento de especialistas. Naquele andar estão as áreas administrativa e comercial, em que ficam a maioria dos quase 60 colaboradores, além da estrutura física de diversas entidades que contam com o apoio institucional para desenvolver suas atividades. E no segundo andar ficam auditório para mais de 200 pessoas, salas de reuniões, espaço gourmet, sala da superintendência e a sala da presidência.

Com a reinauguração, o prédio passa a levar o nome de Adilson Emir Santos, que presidiu a Acim por duas gestões, inclusive quando foi feita grande reforma do prédio. As salas da Escola de Negócios passam a levar os nomes de Wilson de Matos Silva, Fernando José de Faria Ferraz, Atair Niero, Ariovaldo Costa Paulo e Carlos Alberto Tavares Cardoso. O ambiente do Inovus terá o nome de Michel Felippe, que foi proprietário da Somaco, a empresa mais antiga associada à Acim. Já no segundo piso Gastão de Mesquita Filho, Sidney Meneguetti e Raymundo do Prado Vermelho emprestarão seus nomes para os ambientes.

As ‘casas’ da ACIM

A Associação Comercial foi criada em 1953, e desde aquela época se discutia a instalação de uma sede própria. A concretização do projeto veio em 1965, quando foi inaugurada a sede na esquina da avenida Herval com a rua Néo Alves Martins, em um terreno doado pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP). Com o aumento constante de associados, o espaço precisou ser ampliado, com a entrega de reforma em fevereiro de 1974.

Em 1976 foi proposta a construção de uma nova sede. Para isso, a gestão da Acim negociou o projeto com a curitibana Farid Surugi S.A, que demoliu o prédio para construir um novo, mas como a empresa entrou em falência durante o processo, não concluiu as obras. Desse modo, em 1981, a diretoria da Acim firmou contrato com a construtora Habitação S.A, que finalizou o projeto. A inauguração da sede ocorreu em 7 de maio de 1983.

Em 1999, a Acim alugou um prédio histórico na rua Basílio Sautchuk, que foi reformado para se tornar a nova sede da entidade em 2002, na gestão de Jefferson Nogaroli. Já em 2011 novas estruturas foram inauguradas no edifício, para modernizar o local e ampliar em 1,1 mil metros quadrados. Atualmente o espaço abriga também outras instituições como o Instituto Cultural Ingá, Codem, Conseg, Instituto Acim, Instituto Mercosul, Noroeste Garantias, Fomento Paraná, Instituto Proe, Software By Maringá, Coer, Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, Observatório Social e Cacinor.

Fonte: Giovana Campanha/Matéria Comunicação – Foto: Ivan Amorin/Pólen Imagens.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *