Adeus ao ex-vereador José Maria Bernardelli

Bernardelli em foto do ano de 2019, em visita ao Museu Esportivo de Maringá.
Bernardelli em foto de 1983, quando presidente da Câmara Municipal de Maringá.

Vítima da Covid-19, faleceu nesta sexta-feira, 8 de janeiro, no Hospital Universitário Regional de Maringá, o ex-vereador maringaense José Maria Bernardelli, aos 78 anos de idade.

O seu corpo foi cremado no sábado, 9/01, no Crematório Angelus, do Cemitério Parque de Maringá.

CÂMARA MUNICIPAL
O atual presidente da Câmara Municipal, vereador Mário Hossokwa expediu a seguinte nota de pesar: “É com profundo pesar que a Câmara Municipal de Maringá vem em nome de todos os vereadores e funcionários da Casa se solidarizar com os familiares e amigos pelo falecimento do ex-presidente do Poder Legislativo, José Maria Bernardelli, ocorrido na tarde desta sexta-feira, 8 de janeiro”.

 O presidente do Legislativo, Mário Hossokawa destacou a relevância do trabalho prestado por Bernardelli: “No meu primeiro mandato como vereador, Bernardelli era o presidente da Casa. Ele prestou um trabalho muito importante para todo o município, e é com grande tristeza que recebemos a notícia da sua partida. Em nome de todos os meus colegas da Câmara de Vereadores quero me solidarizar com todos os familiares”, finalizou o presidente Mário Hossokawa.

PREFEITURA MUNICIPAL
A Prefeitura de Maringá também divulgou nota de pesar: “A Prefeitura de Maringá lamenta o falecimento do ex-vereador e presidente da Câmara Municipal de Maringá, José Maria Bernardelli, que faleceu em decorrência da Covid-19, nesta sexta, 8, aos 78 anos”.

 “Meus sentimentos à família e amigos. Que Deus os conforte neste momento”, lamentou o prefeito Ulisses Maia.

MUSEU ESPORTIVO DE MARINGÁ
O presidente do Museu Esportivo de Maringá, jornalista Antônio Roberto de Paula, publicou o seguinte texto nas redes sociais:

“Maringá de luto por um pioneiro que marcou seu nome na história

“José Maria Bernardelli foi uma figura íntegra e participativa. Na juventude, presidente da Umes, depois nome na história do salonismo maringaense, sendo dirigente esportivo, presidente da Liga Regional de Futebol Amador e árbitro sério e talentoso.

Na política foi vereador e presidente da Câmara, cumprindo com honradez suas atribuições e fez assessorias com dignidade, respeito e competência.

No serviço público exerceu diversas funções. Em 2019 ele esteve com sua família no Museu Esportivo de Maringá quando doou uma antiga caneca de chopp da Liga de Maringá e abraçou dezenas de amigos.

Bernardelli representa a Maringá dos anos 60 e 70, a cidade em construção, o futebol de salão romântico e aguerrido. Em 2011 fiz uma entrevista com ele para o documentário “Histórias que a bola pesada contou”, sobre os 50 anos do futsal de Maringá (disponível no Youtube). Um homem com muitas histórias para contar sendo delas protagonista. Descanse em paz, pioneiro Bernardelli. Deus conforte os familiares e os muitos amigos”, concluiu De Paula.

BERNARDELLI

José Maria Bernardelli foi árbitro classe “A” do futsal – futebol de salão e do futebol amador paranaense e dirigente esportivo.

Presidiu a Liga Regional de Futebol Amador de Maringá. Integrou a equipe de Redação do O Jornal de Maringá, na década de 70.

Foi eleito vereador para o mandato de 1977/1982 (7ª Legislatura), pelo MDB, com 1.078 votos. Reeleito com 1.471 votos para o mandato de 1983/1988 (8ª Legislatura). Presidiu a Câmara Municipal de Maringá, em 01/02/1983 a 01/03/1985.

Foi gerente do Terminal Rodoviário de Maringá e do Estar Zona Verde de Maringá.

José Maria Bernardelli deixa três filhos e seis netos.

Da Redação – Fotos: MEM e Divulgação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *