Alunos apresentam resultados de programa social da Sicredi União PR/SP

 

Conhecer o resultado dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano pelo Programa A União Faz a Vida (PUFV), da Sicredi União PR/SP, nas regiões noroeste e norte do Paraná, centro e leste paulista. Este é o objetivo dos eventos de culminância, em que crianças e educadores das escolas e instituições participantes fazem mostras culturais, apresentações musicais, teatrais e de dança para expressar o progresso que obtiveram com as atividades.

Ao todo serão realizados quase 120 eventos, que foram iniciados no final de agosto em Terra Boa, quando cerca de 500 crianças se apresentaram. A partir desta terça-feira (3), ocorre mais um evento em Maringá, no Centro Municipal de Educação Infantil Galdino de Andrade (CMEI). No mesmo dia também haverá programação em Iracemápolis e Águas da Prata, em São Paulo.

As apresentações serão finalizadas em Maringá, no dia 13 de dezembro, na Escola Municipal Odilon Tulio Vargas e no CMEI Afonso Vidal Cezar. Até esta data, colaboradores da Sicredi União terão percorrido 43 municípios do Paraná e de São Paulo para prestigiar as escolas que desenvolvem o programa.

Além da apresentação cultural, professores e alunos expõem os projetos realizados ao longo do ano e os resultados obtidos com as atividades. Todo esse trabalho incentiva os alunos a ter mais interesse pelo conhecimento, tornando-os protagonistas do processo de aprendizagem.

Para a assessora de programas sociais da Sicredi União PR/SP, Gisely Almeida, acompanhar o encerramento dos projetos é uma etapa importante do PUFV. “É um momento para perceber toda a produtividade realidade ao longo do ano e celebrar tanto as conquistas dos alunos em aprendizagem quando nossa contribuição em formar pessoas melhores para a sociedade”, afirma.

PROGRAMA

A proposta do PUFV é desenvolver cidadãos cooperativos por meio de valores como o empreendedorismo e a solidariedade. Para isso, a metodologia do programa é apresentada para prefeituras municipais, secretarias de educação, instituições e escolas, e, conforme interesse dos mesmos, é feita a capacitação dos educadores para a aplicação do método de ensino-aprendizagem.

A partir daí,os alunos, junto com o educador, definem o tema que será abordado durante o ano letivo, envolvendo todo currículo escolar. O trabalho é feito por meio de expedição investigativa, pesquisa, relatos, rodas de conversa, comunidade de aprendizagem, aplicação do currículo, entre outros métodos de aprendizagem, quase sempre com o envolvimento da família e da comunidade, que despertam o interesse dos alunos por adquirir novos conhecimentos. Por fim há o evento de culminância, em que são apresentados os projetos.

Atualmente, o PUFV está implantado em 72 municípios da área de abrangência da Sicredi União PR/SP, envolvendo 4.200 professores e 35 mil alunos. Somente em 2019, foram desenvolvidos 2.100 projetos.

Fonte: Jornalista Graziela Castilho/Textualcom – Foto: Divulgação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *