Alunos e professores da rede municipal somam forças no combate à dengue em Maringá

A união faz a diferença no combate à dengue e a educação é um fator fundamental para a conscientização sobre a doença. Nas escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs) de Maringá, são realizadas diversas atividades com os alunos sobre o tema. Além de desenvolverem o aprendizado, as crianças são muito importantes para a conscientização dos pais e da comunidade.

Alunos e professores da rede municipal somam forças no combate à dengue em Maringá
No CMEI Benedito de Souza, alunos participaram de uma roda de conversa sobre os males da dengue

No CMEI Benedito de Souza, os alunos participaram da atividade chamada “Xô Dengue”. Eles realizaram uma roda de conversa sobre a doença e o mosquito transmissor. Para aproximar ainda mais as crianças da temática, todos reproduziram o mosquito e focos de água com massinhas de modelar. As crianças ainda elaboraram botons sobre o tema para atuarem como multiplicadores do combate à dengue em casa e na escola.

Alunos e professores da rede municipal somam forças no combate à dengue em Maringá
Atividades envolvem a produção de cartazes para conscientização da comunidade na Escola José Galetti

As atividades de conscientização também contemplam as aulas do ensino fundamental. Nas escolas municipais José Galetti, Angela Vergínia Borin e Gabriela Mistral, por exemplo, os alunos e professores estão unidos no combate da doença.

Alunos e professores da rede municipal somam forças no combate à dengue em Maringá
Alunos da Escola Municipal Gabriela Mistral atuaram como agentes mirins

Durante as ações, os estudantes atuaram como agentes mirins nas próprias escolas e também na comunidade e saíram em busca de focos do mosquito. Além disso, participaram de palestras e aprenderam sobre o ciclo de reprodução do mosquito e sintomas da doença.

“Toda a rede municipal de educação está unida e comprometida no combate à dengue. Nossos professores realizam constantemente atividades com os alunos sobre o tema. Essas ações são muito importantes já que depois, em casa, as crianças cobram dos pais e dos vizinhos, o cuidado com os quintais e tudo o que possa acumular água”, destaca a secretária de Educação, Tania Periotto.

PARCERIAS NO COMBATE DA DOENÇA – Além das ações nas escolas do município, a Secretaria Municipal de Saúde também intensifica as ações de conscientização na rede particular de ensino. Agentes realizaram duas ações com estudantes da Escola Notre Dame.

Durante as atividades, as equipes conversaram com os alunos sobre a doença e compartilharam informações sobre o combate do mosquito da dengue. As equipes também estão disponíveis para ampliar essas ações para outras unidades de ensino. As instituições interessadas podem entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone 3218-3183.

Fonte e Fotos: Murillo Saldanha/Secom.