Cacinor e Codem apresentam Proposta de Governança da Região Noroeste

Cacinor e Codem apresentam Proposta de Governança da Região NoroestePromovida pela Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte e Noroeste do Paraná (Cacinor) e pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), a Proposta de Governança da Região Noroeste foi apresentada para membros da diretoria e representantes do poder público durante reunião realizada na Acim na última quarta-feira, 27.

O estudo, ainda em fase inicial, prevê convergência de esforços e ações de entidades privadas e públicas a fim de estimular o desenvolvimento econômico em toda a região. Para isso, a proposta prevê cinco etapas de trabalho envolvendo sensibilização, mobilização, institucionalização, agenda/estratégia e, finalmente, operacionalização.

O presidente da Cacinor, Rafael Canali, citou os esforços realizados na região Oeste do Estado, que se organizou há alguns anos e hoje já pensa o desenvolvimento de maneira regionalizada, o que tem favorecido um grande número de paranaenses.

“Por meio da Cacinor, conseguimos visualizar a questão geográfica de efetivação do projeto, pois já sabemos que temos em nosso guarda-chuva pelo menos 30 associações comerciais e mais de 50 municípios para serem beneficiados quando pensamos no desenvolvimento regional”, disse Canali.

Juliana Franco, diretora do Codem, explanou as etapas previstas no plano para estimular a economia regional. “O primeiro passo é sensibilizar as entidades de classe e o poder público, para garantirmos condições de se criar um conselho gestor executivo e tirar do papel este importante projeto que busca garantir, por meio de muita união, o desenvolvimento regional”, disse Juliana.

Além de Cacinor e Codem, participaram da reunião representantes do Governo do Paraná, Prefeitura de Maringá, Faciap, Acim e Sebrae. No decorrer do projeto, a ideia é envolver dezenas de entidades de classe, instituições, consórcios intermunicipais e institutos de pesquisa, além de conselhos econômicos e associações.

Fonte: Assessoria da Cacinor – Foto: Divulgação/Cacinor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *