Câmara de Maringá inaugura Galeria Lilás

Câmara de Maringá inaugura Galeria LilásA Câmara de Maringá inaugurou na sessão da terça-feira (29/3), a Galeria Lilás, espaço reservado para exposição, de forma permanente, das fotografias das vereadoras que exerceram mandato em todas as Legislaturas. O objetivo é resgatar a histórias das mulheres no Legislativo Municipal. A Galeria foi criada por meio da Resolução nº 663, de autoria de todos os vereadores.

Câmara de Maringá inaugura Galeria Lilás
A vereadora da 11ª Legislatura (1997-2000) Serafina Carrilho falou em nome de todas as homenageadas

A vereadora da 11ª Legislatura (1997-2000) Serafina Carrilho falou em nome de todas as homenageadas. Ela agradeceu o reconhecimento e destacou a importância das mulheres que exerceram a função de vereadoras ao longo das 17 Legislaturas da Câmara. “Quero agradecer esse reconhecimento que é tão importante do trabalho realizado por todas nós ao longo desses anos”.

Serafina lembrou os muitos projetos de autoria de vereadoras que beneficiaram a cidade, entre eles o que doa o terreno para a implantação da Rede Feminina de Combate ao Câncer e da Casa de Apoio da Rede.

Câmara de Maringá inaugura Galeria Lilás
Atual vereador Ana Lúcia Rodrigues foi a primeira propositora da lei

A vereadora Ana Lúcia Rodrigues, que foi a primeira propositora da lei, falou em nome de todos os vereadores. Ela destacou a importância histórica da Galeria. “Essa galeria registra na história o legado das mulheres que ousaram acessar um espaço de decisão e de intervenção direta nos rumos de nossa Maringá. Interessante notar, ao lermos a breve apresentação de cada uma das homenageadas, que a maioria de nós tem sua história vinculada à educação, à saúde ou ao atendimento de causas sociais, ou seja, ao cuidado com o futuro, ao cuidado com a vida e ao desenvolvimento das pessoas”.

Segundo Ana Lúcia, é fundamental mostrar a todas as mulheres que elas podem e devem ocupar espaços de poder e de decisão. “É importante destacar sempre, que, num universo onde as mulheres representam, já há décadas, mais de 50% da população, desde a primeira sessão da história desta Câmara, representamos do total, apenas 5% das cadeiras”.

Câmara de Maringá inaugura Galeria LilásA vereadora ressaltou que “mais do que uma homenagem, a Galeria Lilás é o símbolo da importância que cada vereadora homenageada tem para as atuais e as novas gerações de mulheres”.

Câmara de Maringá inaugura Galeria LilásCompõem a Galeria Lilás as fotos de:
Sebastiana da Costa Tobias – 5ª Legislatura
Lizete Ferreira da Costa – 7ª Legislatura
Edith Dias de Carvalho – 9ª, 10ª, 11ª e 12ª Legislaturas
Jacira Martins – 9ª e 10ª Legislaturas
Serafina Martins Carrilho – 10ª e 11ª Legislaturas
Fabiana Correa – 11ª Legislatura
Maria Arlene de Lima – 11ª Legislatura
Marly Martin Silva – 12ª, 13ª, 14ª e 15ª Legislaturas
Márcia do Rocio Bitencourt Socreppa – 12ª, 13ª, 14ª e 15ª Legislaturas.
Silvana Maria Ribeiro Borges – 12ª Legislatura
Norma Deffune Leandro – 13ª Legislatura
Carmen Abilene Soriano Inocente – 15ª Legislatura, e
Vilma Garcia da Silva – 16ª Legislatura.

Câmara de Maringá inaugura Galeria Lilás
Familiares e convidados presentes na solenidade de inauguração da Galeria Lilás

Fonte: Assessoria de Imprensa/CMM.
Foto: Marquinhos Oliveira.