Os vereadores de Maringá homenagearam o presidente da Comunidade Ucraniana de Maringá, Irineu Halchuk, e a presidente da Companhia de Dança Ucraniana Verkhovena, Izidora Olanczulki Kozan, com a entrega de Brasão do Município e título do Mérito Comunitário. A homenagem, realizada na sessão da quinta-feira (28/4), foi proposta pelo vereador Rafael Roza.
Izidora agradeceu a homenagem e relembrou a vinda dos pioneiros para o Brasil. “Agradecemos o reconhecimento desta Casa ao trabalho que fazemos para divulgar e preservar a cultura dos nossos antepassados”
Ela também falou sobre a angústia do momento vivido pelos ucranianos que tiveram o país invadido pela Rússia em fevereiro deste ano. “Nosso coração está sangrando neste momento diante de tanta dor, mas o apoio que recebemos dos maringaenses na recepção das famílias que fugiram da guerra nos dá alento e esperança”.
O vereador Rafael Roza também lembrou a invasão russa à Ucrânia. “Em decorrência da guerra muitas pessoas tiveram que abandonar suas casas e buscar um refúgio seguro, várias delas vivem hoje em Maringá. E nós as recebemos de braços abertos. Esperamos que eles se sintam em casa”.
Ele explicou que a homenagem é um reconhecimento aos serviços que a comunidade ucraniana presta à comunidade maringaense por meio das festas, eventos e apresentações. “A comunidade ucraniana enriquece o patrimônio cultural de nossa cidade”, destacou.
Vereador Rafael Roza reunido com os homenageados na Câmara Municipal de Maringá
Fonte: Assessoria de Imprensa/CMM.
Fotos: Marquinhos Oliveira.