Carnaval de Maringá 2025 reúne mais de 23 mil pessoas

Folia teve 20 atrações descentralizadas para todos os públicos

O evento começou na sexta-feira (28), com o ‘Samba na Praça’ em Iguatemi, e terminou na terça-feira (04), com a matinê infantil no Parque do Japão

Folia gratuita, segura e com diversão garantida para todos os maringaenses. O Carnaval de Maringá 2025, organizado pela Prefeitura, reuniu mais de 23 mil pessoas em cinco dias de festa. O evento começou na sexta-feira (2), com o ‘Samba na Praça’ em Iguatemi, e terminou na terça-feira (04), com a matinê infantil no Parque do Japão. No total, foram 20 atrações descentralizadas pela cidade e com diversão gratuita garantida para todos os públicos.

Nos bairros e distritos, ‘Samba na Praça’ levou alegria e diversão aos foliões

A programação reuniu os tradicionais bloquinhos na Vila Olímpica, o ‘Samba na Praça’ em bairros e distritos, a matinê infantil no Parque do Japão e o CarnaPet no Parque do Ingá.

Em homenagem à Fernanda Torres, a frase ‘a vida presta’ foi a escolhida pela foliã Ilka Rodrigues, de 39 anos, como alegoria da fantasia para curtir o ‘Samba na Praça’, no Jardim Alvorada

A criatividade nas fantasias e a alegria dos foliões marcaram as festividades de Carnaval. Em homenagem à Fernanda Torres, a frase ‘a vida presta’ foi a escolhida pela foliã Ilka Rodrigues, de 39 anos, como alegoria da fantasia para curtir o ‘Samba na Praça’ no Jardim Alvorada. “Moro em Maringá há sete meses e amei ter essa festa aqui no bairro, de forma descentralizada. Espero que tenha muito mais carnavais assim para a família”, disse.

A “aunimação” foi contagiante no primeiro CarnaPet de Maringá

Repleta de marchinhas de carnaval, fantasias, brincadeiras e cabelos malucos, a matinê infantil no Parque do Japão integrou crianças e famílias com a proposta de resgatar os tradicionais carnavais de clubes. Moradora de Florianópolis, Katia Soriano veio aproveitar o Carnaval de Maringá e acompanhou as netas na folia infantil. “Amei, foi muito divertido e valeu a pena. É a primeira vez que estamos curtindo aqui e no ano que vem quero estar em Maringá novamente”, disse.

Para Bruna Saes, que levou as filhas Elena, Natália e Estela para aproveitar a matinê infantil, o Carnaval é uma festa importante para a cultura brasileira. “Tento ensinar, desde cedo, que é uma comemoração importante e uma celebração da alegria. Elas amam se fantasiar, brincar e jogar confete”, disse.

O secretário de Cultura, Tiago Valenciano (foto), destacou que o Carnaval é uma festa diversa e que neste ano a Prefeitura de Maringá organizou atrações voltadas para todos os estilos. “Levamos as pessoas até o Carnaval e também o Carnaval até as pessoas, com a folia nos bairros e distritos. Foi uma festa segura, sem registro de ocorrências, que resgatou a alegria dos maringaenses e demonstrou nosso compromisso com a promoção da cultura popular”, disse. O Carnaval de Maringá 2025 foi realizado pela Prefeitura, por meio do trabalho integrado de diversas secretarias.

Fonte: Secom.
Fotos: Rafael Macri/PMM.